Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Pela 2ª vez, eleitores votarão das 7 às 16h em Mato Grosso do Sul

Publicado em 05/09/2024 Editoria: Região


Horário foi alterado em 2022, durante eleições presidenciais; 1º turno acontece dia 6 de outubro
 
Pela segunda vez eleitores de Mato Grosso do Sul poderão comparecer às urnas das 7h às 16h nas eleições. Dessa vez, para escolha dos gestores municipais. Anteriormente, em 2018, o horário era das 8h às 17h, no fuso local, em todas as unidades da Federação. Em 2022, durante as eleições presidenciais, a Justiça Eleitoral autorizou o novo horário para que todo país seguisse o fuso de Brasília.
 
O primeiro turno das eleições 2024 acontece no dia 6 de outubro e, caso ocorra o segundo, no dia 27. Além dos prefeitos, os eleitores escolherão os vice-prefeito e vereadores. O TRE-MS (Tribunal Regional  Eleitoral de Mato Grosso do Sul) ressalta que os votantes devem estar atentos à mudança e devem consultar antecipadamente o local de votação.
 
A consulta pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral, tanto no TRE quanto no aplicativo e-Título. Nesta quarta-feira (4), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que já estão disponíveis os locais de votação para eleitores que solicitaram a transferência temporária. Ao todo, 30.941 sul-mato-grossenses solicitaram o serviço, 12 mil apenas no último dia do prazo, encerrado em 8 de maio.
 
De acordo com a Resolução nº23.736/2024, a transferência temporária possibilita que as pessoas que têm dificuldade de locomoção, que estejam privadas provisoriamente de liberdade ou que irão trabalhar no dia do pleito votem em seções eleitorais diferentes daquelas em que estejam originalmente registradas. No entanto, essa transferência só abrange seções no mesmo município.
 
Candidatos que disputam a prefeitura de Campo Grande -  Adriane Lopes (PP); Beto Figueiró (NOVO); Beto Pereira (PSDB); Camila Jara (PT); Jorge Batista (PCO); Luso Queiroz (PSOL); Rose Modesto (União) e Ubirajara Martins (DC).
 


› FONTE: Campo Grande News