Comunidade da aldeia Água Branca localizada no distrito de Taunay em Aquidauana está entristecida com a perda do ex-cacique Maurilio Pacheco, que se destacou ao longo da vida como um companheiro, irmão e guerreiro deixando um legado de luta e dedicação as causas indígenas.
Maurilio Pacheco fez história na retomada territorial e deixou para todos um exemplo de luta. “Seu trabalho terá continuidade”, dizem as lideranças da comunidade.
Em nota publicada na rede social o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro disse ter sido surpreendido com a triste notícia da partida do amigo e ex-cacique Maurílio Pacheco, conhecido por todos como Kili-kili. “Ele era liderança indígena respeitada na comunidade terena, foi um grande líder e lutou muito pelas famílias da Água Branca”.
Odilon afirmou que teve a grata oportunidade de poder conversar muito com o cacique Pacheco, sempre com sabedoria e cheio de histórias. “Meus sentimentos a toda a comunidade da Água Branca e aos familiares do cacique Maurílio Pacheco. Descanse em paz, meu amigo”.