Em Aquidauana, produtores dos Indaiás iniciam o plantio de urucum
Publicado em 10/09/2024
Editoria: Cidade
A Prefeitura de Aquidauana, por meio das Secretarias Municipais de Produção e de Serviços Urbanos e Rurais (SEMSUR), está dando apoio para que os moradores agricultores dos Assentamentos do Indaiá I, II, III e IV possam iniciar a plantação de urucum, para comercialização e aumentar a renda na comunidade.
Durante a semana passada, a equipe da prefeitura com servidores e caminhões, fez a entrega de calcário para os pequenos produtores dos Indaiás, que irão utilizá-lo para corrigir a acidez do solo, além de trazer outros benefícios para o cultivo do urucum.
Ao todo, conforme dados da Secretaria de Produção e SEMSUR, são 130 toneladas de calcário destinados aos 40 produtores, que aderiram ao projeto Urucum e, na semana passada receberam o apoio da prefeitura na mão de obra e transporte do calcário, que eles adquiriram em conjunto.
A Prefeitura de Aquidauana está também atendendo outros produtores da região que estão investindo em plantio e, também, ajudando na recuperação de pastagem. Importante ressaltar que as terras arenosas do Assentamento Indaiá, são propícias para a plantação de urucum e abacaxi, proporcionando assim, mais uma alternativa de sucesso na agricultura familiar.
Após aderirem ao projeto Urucum, os produtores participaram de um rápido estudo de campo em Ivinhema, onde o mesmo já foi implantado. Lembrando que o Urucum, além de ser medicinal, é também um tempero utilizado na culinária do mundo inteiro. Os produtores de Aquidauana já têm um empresário parceiro interessado em adquirir a produção de urucum dos Indaiás, que os produtores estimam ser de mais de 3 mil kg de urucum.
O secretário de Produção – Cipriano Mendes, informou que os moradores da região do Indaiá que tiverem interesse de aderir ao Projeto Urucum, para o próximo ano, já podem estar procurando a secretaria para fazer o cadastro e receber assistência técnica e apoio necessário da prefeitura.