Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana sedia Semana Estadual da Juventude e movimenta Aldeia Bananal

Publicado em 13/09/2024 Editoria: Região


Como parte da programação da Semana Estadual da Juventude, ontem, 12, aconteceu o lançamento da Cartilha "Juventude e Saúde Mental” - traduzido nas Línguas Terena, Guarani e Kadiwéu, na E.E domingos Veríssimo Marcos MIHIN, na aldeia Bananal, no distrito de Taunay.
 
Em uma linguagem simples, a cartilha fala sobre conceitos, sinais de alerta, prevenção e onde procurar ajuda. 
 
Com o tema central "Saúde Mental da Juventude Sul-Mato-Grossense", a Semana Estadual da Juventude tem como objetivo desenvolver e implementar estratégias de prevenção e atendimento em saúde mental para os jovens sul-mato-grossenses, com idades entre 15 e 29 anos.
 
No evento, foram realizadas diversas oficinas, onde os alunos puderam participar, interagir e tirar suas dúvidas, sendo elas: fotografia como expressão artística, sendo ministrada por Alexander Arguelo e palestra e roda de conversa sobre o Hip Hop, com o Scott MC, ambos da Coordenadoria da Juventude de Aquidauana; e, também, roda de conversa sobre a Saúde Mental, com a psicóloga Sara, da SED/MS.
 
A ação teve o apoio da Coordenadoria da Juventude, da Secretaria de Assistência Social de Aquidauana, fazendo parte da Semana Estadual da Juventude, realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude.
 
“Nós viemos conversar com vocês sobre a saúde mental, que é o nosso tema. Onde é preciso assegurar as condições básicas, as condições mínimas para que possamos usufruir das políticas públicas, políticas sociais e, dessa forma, buscarmos o bem-estar físico, mental e social”, afirmou o subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários - Fernando Souza.
 
O Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, pasta ligada à Cidadania, Jessé Cruz, explica que diante do contexto da saúde mental do jovem, este é o eixo central da Semana da Juventude.
 
“Ouvir os jovens nessa temática faz total sentido, porque é por meio dessa escuta e diálogo que a gente consegue ser mais assertivo dentro de todas as ações que nós vamos propor. As oficinas realizadas são uma forma de ouvir os jovens e, ainda, de eles também se sentirem pertencentes a esse movimento, que não é algo da Subsecretaria, da Cidadania ou dos parceiros, mas sim construído coletivamente”, explica o subsecretário.
 
“A Semana da Juventude é muito importante, todas as oficinas são de grande valia, são grandes oportunidades para tirarem as dúvidas e a coordenadoria de Aquidauana não poderia ficar de fora desse processo”, ressaltou o coordenador da Coordenadoria de Juventude, Paulo Mendes.
 
Já o representante do Ministério dos Povos Indígenas - Sandro Rogério ressaltou a importância da cartilha e das oficinas apresentadas. “É muito importante acontecer ações como essa dentro das aldeias, porque sempre acontecem na cidade, em outros locais, mas na comunidade indígena, principalmente, a juventude indígena fica meio de lado. Agora, foi olhado diretamente para comunidade e para juventude indígena, com a tradução da cartilha nessas três línguas”, disse.
 
O diretor da escola - Luiz Fábio Carvalho de Oliveira e a coordenadora - Naiara Gonçalves agradeceram pela oportunidade e parceria.
 
Esteve presente também a Coordenadora de Polo - DSEI - Júlia Soares e a representante da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - Sara Fernandes.