O Corinthians foi até o Morumbis na manhã deste domingo para enfrentar o São Paulo. Em jogo válido pela primeira final do Brasileiro Feminino, a equipe comandada por Lucas Piccinato venceu por 3 a 1.
Play Video
Com o gramado do estádio prejudicado devido ao show do The Weeknd que ocorreu nos últimos dias, as Brabas sofreram inicialmente com a pressão das rivais. Ainda assim, Millene abriu o placar na primeira etapa.
Na volta do intervalo, o Corinthians conseguiu com tranquilidade garantir o resultado. Logo no retorno Vic Albuquerque ampliou o marcador e já na reta final da partida fechou a conta do confronto. Já nos acréscimos, Ariel conseguiu diminuir. Com o resultado, as Brabas ficam tranquilas em busca do sexto título nacional desde a reativação, em 2016.
Anota aí, Fiel! Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, dia 10h, pelo segundo jogo da final. O palco da decisão do Majestoso será a Neo Química Arena.
Escalação
Buscando sair na frente na final, o técnico Lucas Piccinato foi a campo com o que tinha de melhor e montou sua equipe no 4-3-3, com: Nicole; Paulinha, Dani Arias, Mariza e Isabela; Yaya, Duda Sampaio e Vic Albuquerque; Gabi Portilho, Millene e Jaqueline
No banco de reservas, o treinador tinha Kemelli, Letícia Santos, Gabi Zanotti, Eudimilla, Carol Tavares, Fernanda, Ju Ferreira, Jhonson, Ellen, Yasmim, Carol Nogueira e Erika à sua disposição.
Vale destacar que Piccinato não conta com as lesionadas Tamires e Jheniffer, além de Yasmim e Lelê, que passam por transição.
Na outra ponta do gramado, o técnico Thiago Viana montou o São Paulo com: Carlinha; Alves, Kaka, Ana Alice, Bia Menezes, Robinha, Maressa, Aline, Camilinha, Laryh e Mariana.
O jogo
Primeiro tempo
O São Paulo rolou, mas o Corinthians quem ficou com a bola no início do confronto. Apesar disso, sofreu com os passes na entrada do último terço pouco perigo levou à meta rival, que passou a apostar na pressão e no contra-ataque para responder.
Foi desta maneira que os donos da casa chegaram duas vezes nos primeiros dez minutos. Nicole não teve que trabalhar, no entanto.
A primeira chance alvinegra saiu apenas na 20ª volta no cronômetro da juíza. Em cobrança de escanteio, a bola entrou e saiu da área são-paulina algumas vezes. Nesse movimento, acabou sobrando no pé de Dani Arias, que chutou em cima de Carlinha.
O gol saiu pouco depois. Duda Sampaio tentou finalizar de fora da área, mas teve a finalização impedida pela adversária. A bola acabou rumando para a direita, encontrando os pés de Vic Albuquerque. A meio-campista foi para a linha de fundo e lançou a bola rasteira para Millene se atirar para dentro do gol.
Mesmo com a vantagem no placar, o Corinthians não teve calma no Morumbis. O São Paulo lançou-se ao ataque e passou a dificultar bastante as vidas de Mariza e Dani Arias, desarmando as defensoras em diversos momentos. Pecando nas finalizações, Nicole não teve que usar as mãos nessas investidas.
A resposta das Brabas veio aos 43 minutos. A goleira do São Paulo tentou afastar a pressão alvinegra com um chute para frente. Duda Sampaio dominou no peito e emendou com uma pancada a longa distância. A bola por pouco não encontrou o fundo da rede. Pouco depois, a árbitra Charly Wendy acabou finalizando a etapa inicial.
Segundo tempo
O Corinthians voltou dinâmico do intervalo e logo ampliou o marcador. Após troca de passes, Portilho foi alçada ao corredor direito. A atacante foi para a linha de fundo e encontrou Millene na pequena área. A centroavante se enrolou, mas conseguiu rolar para Vic Albuquerque mandar para o fundo da rede. 2 a 0 para as Brabas!
Após o gol, o São Paulo fez duas trocas: entraram Ariel e Isa nas vagas de Laryh e Mariana Santos, respectivamente.
Na sequência, o Corinthians foi obrigado a mexer. Gabi Portilho sofreu dura pancada em dividida com uma adversária e deixou o campo às lágrimas, enquanto Isabela teve que ser removida de maca por dores na perna esquerda. Em suas vagas, entraram respectivamente Carol Nogueira e Yasmim. Ju Ferreira também foi escalada no posto de Duda Sampaio.
Com as mudanças, a partida ficou mais nivelada, com fortes embates no meio-campo. Poucas chances efetivas de gol para os dois lados, ainda que finalizações tenham sido executadas.
Aos 31 minutos, o Corinthians teve sua área invadida pelo São Paulo. No bate-rebate, as Brabas conseguiram afastar duas bolas em cima da linha, mantendo sua meta intacta. Mais confortável em sua casa, as mandantes saltaram para o setor ofensivo, pressionando as Brabas dentro de sua área.
Com esse novo contexto, Lucas Piccinato promoveu as entradas de Gabi Zanotti e Eudimilla, tirando Millene e Jaqueline do gramado. Do outro lado, Thiago Viana escalou Vivian na posição de Aline.
Na sequência, aos 43 minutos, em boa troca de passes Gabi Zanotti acabou parando na trave. Menos de um minuto depois, Vic Albuquerque marcou seu segundo gol no confronto. Carol Nogueira recuperou a bola no corredor direito e tocou para a meio-campista, que bateu de chapa e mandou para o fundo da rede. Não perca as contas: 3 a 0 para o Corinthians.
Nos acréscimos, o São Paulo conseguiu diminuir com Ariel. Em saída de bola, Mariza e Dani Arias se enrolaram na saída de bola, perdendo a posse para as adversárias, que partiram para o ataque e conseguiram estufar a rede. Três minutos depois, a árbitra encerrou o confronto.
Ficha técnica de São Paulo 1 x 3 Corinthians
Competição: Campeonato Brasileiro Feminino
Local: Cícero Pompeu de Toledo, São Paulo, SP
Data: 15 de setembro de 2024 (domingo)
Horário: 10h00 (de Brasília)
Árbitro: Charly Wendy Straub Deretti
Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira e Anne Kesy Gomes de Sá
Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos
Gols: Ariel Godoi (São Paulo); Vic Albuquerque (duas vezes), Millene (Corinthians)
Público: 28.420 pagantes
Renda: R$ 402.497,50
SÃO PAULO: Carlinha; Letícia Alves, Kaka, Ana Alice e Bia Menezes; Robinha (Serrana), Maressa e Aline (Vivian); Camilinha (Rafa Mineira), Laryh (Ariel Godoi) e Mariana Santos (Isa).
Técnico: Thiago Viana
CORINTHIANS: Nicole Ramos; Paulinha, Daniela Arias, Mariza, Isabela (Yasmim), Vitória Yaya, Duda Sampaio (Ju Ferreira), Vic Albuquerque, Jaqueline (Eudimilla), Gabi Portilho (Carol Nogueira) e Millene (Gabi Zanotti).
Técnico: Lucas Piccinato
› FONTE: Meu Timão