A Polícia Civil realizou operação contra furto de energia na manhã de ontem, terça-feira (17) em Bodoquena, cidade a 264 quilômetros de Campo Grande. Policiais da delegacia de Bodoquena com apoio da delegacia de Miranda, perícia de Aquidauana e Energisa, deflagraram a operação “Jumper”, no combate a furtos de energia elétrica e fraudes nos padrões, em imóveis na cidade.
De acordo com a polícia, a ação contou com duas equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 12 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento e vistorias em 24 imóveis na cidade.
Ainda segundo a polícia, após diligências com dados da Energisa, foram constatadas divergências de informações no consumo de energia em alguns locais. Equipes policiais, de perícia e de técnicos da Energisa então realizaram fiscalizações e confirmaram as ocorrências. Quatro pessoas foram conduzidas à delegacia e uma foi autuada em flagrante por furto de energia elétrica e estelionato.
O “gato de energia elétrica” pode configurar os crimes de furto ou estelionato, previstos respectivamente nos artigos 155, §3º e 171 do Código Penal brasileiro. As autoridades lembram que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionada aos demais consumidores, que acabam arcando com o custo das perdas ocasionadas pelas ligações clandestinas.
› FONTE: JNE