Inscrições abrem nesta segunda e encerram no dia 6 de novembro; provas acontecem no dia 24 de novembro
Com 1.252 vagas para o vestibular 2025, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu nesta sexta-feira (20) o edital para ingresso na instituição de ensino no próximo ano.
As inscrições começam na segunda-feira (23) e terminam no dia 6 de novembro. A prova será realizada no dia 24 do mesmo mês, com taxa de inscrição de R$100. Os estudantes que se enquadram nos critérios de isenção podem solicitar o recurso a partir desta segunda até dia 15 de outubro.
Os exames serão realizadas no período matutino, nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Ao todo, são ofertadas vagas em 68 cursos por três formas de ingresso, sendo 50% para o PSPHE (Processo Seletivo Permanente), PSV (Processo Seletivo Vestibular) e as outras 50% serão ofertadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos devem ficar atentos pois os processos possuem datas distintas para realização de inscrição e prova.
O Processo Seletivo será executado pela FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O PSV contará também com a opção treineiro para aqueles candidatos que estiverem cursando o 1º ou a 2º ano do ensino médio. Aqui é apenas um teste para medir as habilidades, ou seja, não haverá classificação.
Serão 20% das vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros e pardos e aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública; 10% para candidatos Indígenas; 10% para quem para é residentes no Estado há mais de 10 anos e 5% para PCDs (Pessoas com Deficiência) e transtornos globais do desenvolvimento.
Formas de entrar - Conforme a universidade, pelo vestibular e Sisu são oferecidas vagas para 30 cursos, com 641 vagas pelo vestibular e 611 pelo Sisu (1.252).
Já pelo Processo Seletivo Permanente (Histórico Escolar) e Sisu 38 cursos, com 708 vagas para o primeiro e 677 vagas pelo Sisu, totalizando 1.385 vagas. Aqui, as inscrições serão realizadas entre o dia 23 de setembro a 15 de janeiro de 2025. Nesta modalidade de ingresso a taxa de inscrição será cobrada.
Novos cursos - Engenharia Civil, em Nova Andradina, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Campo Grande são as novidades para 2025. O curso de Engenharia Civil será ofertado no período noturno, com 20 vagas e duração de 5 anos.
Os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional ocorrerão na Unidade Santo Amaro, da UEMS/Campo Grande, no período matutino, com 16 vagas, e duração de 4 anos.