O 9º BE Cmb do Exército Brasileiro sediado no município de Aquidauana que participou da ação de combate na Itália, em 1944 realizou um evento em celebração aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira que atuou contra o nazifacismo.
O comandante do 9º BE Cmb - Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente-Coronel Felipe Araújo Barros recepcionou autoridades e convidados, entre eles o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) em Brasília, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior e o Comandante do Comando Militar do Oeste em MS (CMO), General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha.
A solenidade na manhã desta sexta-feira (27) contou com a presença do Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Contar, Juiz de Direito da Comarca de Aquidauana, presidente da Câmara de Vereadores de Aquidauana Nilson Pontim e o secretário de finanças da Prefeitura de Aquidauana Ernandes Peixoto representando o prefeito Odilon Ribeiro.
Durante o evento houve a apresentação de uma ação simulada de uma operação militar da FEB na Itália, oportunidade em que a equipe do Exército Brasileiro construiu a ponte que permitiu que os militares atingissem a cidade de Pisa marcando o início das operações militares no país. No ano seguinte as Forças Aliadas comemoraram a vitória sobre o nazifascismo.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada há 80 anos, é um dos capítulos mais importantes da história do Exército Brasileiro. Essa epopeia revelou muitos heróis, que foram reverenciados nesta solenidade em Aquidauana.