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Proec: prorrogado prazo para elaboração dos projetos de formação

Publicado em 01/10/2024 Editoria: Educação


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima segunda-feira, 7 de outubro, o prazo para as secretarias de educação aderirem ao Programa Escola e Comunidade (Proec), por meio do módulo PAR 4, do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controledo Ministério da Educação (Simec). O mesmo prazo também servirá para o envio dos Projetos de Formação no sistemaPDDE Interativo.

Uma das ações que a escola deverá planejar será a realização da oficina de prevenção a violências, chamada “Desafios da Comunicação nas Relações do Cotidiano no Ambiente Escolar”. A iniciativa faz parte do Proec e visa criar uma escola mais dialógica e inclusiva, que respeite as diferenças e lute contra qualquer forma de discriminação e preconceito.

O MEC disponibiliza a página PDDE Escola e Comunidade Ciclo 2024 para as redes verificarem as escolas elegíveis a participar do PDDE Escola e Comunidade, bem como para obterem detalhes sobre o processo de adesão e de envio do projeto de formação, além de outras informações sobre o Proec.


Ações – Na última terça-feira, 24 de setembro, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu um webinário com o intuito de subsidiar as escolas elegíveis para receber recursos do PDDE Escola e Comunidadena elaboração desses projetosde formação. Além da oficina, cada escola deverá incluir mais duas ações, as quais poderão seroficinas, visitas guiadas, rodas de conversa, palestras ou outras atividades que estiverem alinhadas aos princípios do programa.

A página doProec, na seção deProjetos de Formação, oferece inspirações adicionais para as escolas elaborarem outras ações.A fim defacilitar o preenchimento do projeto de formação, estãodisponíveisno portaltodas as orientações paraoplanejamentodas ações(confira o manualpara envio dos projetos). 


Proec–O Programa Escola e Comunidade tem como objetivo fomentar a parceria entre escola, família ecomunidade, na perspectiva da educação integral. Isso é feito por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos que promovam cidadania, cultura de paz e melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

OProec, assim, busca formar cidadãos plenos, realizando oficinas que abordem temas relevantes, como a violência. Esta é definida como a ruptura da comunicação, que impede o diálogo e o reconhecimento do outro, resultando em danos físicos, psicológicos ou sociais.