Em grande parte do estado, a previsão indica tempo firme para esta terça-feira (8), com predomínio de sol e variação de nebulosidade. A situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul.
O grande destaque são as temperaturas acima da média, podendo atingir os 44°C aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, com valores entre 7-30%. Por isso, recomenda-se que a população hidrate-se frequentemente, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes.
Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental.
Porém, entre a tarde/noite de hoje, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao intenso transporte de calor e umidade, deverá favorecer aumento de nebulosidade, chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Em relação às temperaturas, são previstas em Campo Grande, mínima é de 27°C e máxima chega aos 38°C. Em Dourados a máxima chega aos 40°C.
Nas regiões sul e fronteira, Ponta Porã marca mínima de 24°C e máxima de 36°C. Iguatemi chega aos 39°C. Já em Nova Andradina, os termômetros marcam 40°C.
No leste e região do Pantanal, Porto Murtinho tem mínima de 26°C e chega aos 40°C. Corumbá amanhece encoberta de fumaça e com mínima de 27°C, mas com previsão de chegar aos 41°C. Temperatura semelhante se espera em Aquidauana.
Já na região do bolsão, em Três Lagoas e Parnaíba, são esperadas mínimas de 26°C e máximas de 42°C. Na região norte, Coxim amanheceu com 26°C e chega aos 40°C, já Costa Rica tem mínima de 24°C e vai até os 38°C neste dia.
Os ventos atuam do quadrante norte (nordeste/norte/noroeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
› FONTE: Top Mídia