Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em Aquidauana, bombeiros continuam em ação para proteger patrimônio histórico

Publicado em 08/10/2024 Editoria: Cidade


Desde o dia 6 de outubro (domingo), as guarnições do Corpo de Bombeiros estão empenhadas no combate a um incêndio no Parque próximo ao Córrego João Dias.
 
A primeira solicitação ocorreu por volta das 17h de domingo, quando a guarnição atendeu a um foco de incêndio nas proximidades da Rua Nelson Felício dos Santos. O fogo, que começou em amontoados de lixo, se espalhou para a vegetação próxima a uma fábrica de colchões.
 
No dia 7 (segunda-feira), fomos acionados por volta das 10h para combater um incêndio nas imediações da Casa Paroquial.
 
No local, havia muitas chamas na vegetação que faz divisa com os muros das edificações da região. Após retornar ao quartel para reabastecer a viatura de água, fomos novamente acionados, pois o fogo havia retomado e ameaçava as construções próximas, incluindo o telhado da Casa histórica de José Fragelli, que já apresentava sinais de pirólise (liberação de gases inflamáveis) no telhado.
 
De imediato, mobilizamos a viatura de combate a incêndio de Aquidauana e solicitamos apoio das viaturas de combate a incêndios florestais que estão presentes na região. Foi realizada uma força-tarefa para conter o princípio de incêndio nas edificações descritas.
 
A Prefeitura de Aquidauana disponibilizou duas pás carregadeiras, que entraram na mata para abrir acessos e realizar aceiros, facilitando a contenção das chamas. O CBMMS manteve suas guarnições atuando no local até por volta das 23h, combatendo focos no interior da reserva, pois algumas áreas são de difícil acesso para veículos, devido à presença de brejos, vegetação densa, cipós e espinhos, o que dificulta o progresso no terreno. 
 
Hoje pela manhã, foi realizada uma vistoria no local, onde identificamos um novo foco de incêndio no interior do parque. Imediatamente, empenhamos um caminhão do Corpo de Bombeiros, e, com o apoio de uma máquina da Prefeitura, estão sendo abertos acessos na mata para isolar e combater as chamas, permanecendo em operação até o momento.
 
Durante o dia de ontem, as guarnições foram abordadas duas vezes por populares que relataram ter visto um indivíduo em uma moto escura (aparentemente uma Titan) ateando fogo na vegetação. As informações já foram repassadas às autoridades competentes.
 
Ressaltamos que as edificações próximas ao parque não possuíam aceiros ou áreas limpas que as isolassem da vegetação, o que facilitou a propagação do incêndio para as residências. Além disso, os lixos no terreno contribuíram para a incidência e continuidade do fogo.
 
Orientamos a população a realizar limpeza ao redor dos muros de suas propriedades na região para evitar que, caso haja fogo, alcance as edificações. Também incentivamos que denunciem às autoridades competentes (polícia ou bombeiro) caso observem alguém ateando fogo, e que evitem o descarte inadequado de lixo.
 
Contamos com a colaboração de toda a população na conscientização e cultura de prevenção ao fogo, principalmente nesse período que estamos passando, afinal, como dispõe nossa Constituição Federal em seu artigo 144, “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.
 
As informações são do Capitão Saldanha - Comandante do 2ºSGBM/3ºGBM – Aquidauana.