Instituto oferta 1,7 mil vagas para 11 cursos técnicos profissionalizantes em 10 municípios
IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou, na quarta-feira (16), a lista final de inscritos e os locais de prova do exame de seleção 2025, que oferta ingresso em cursos técnicos integrados. Ao todo, 4,7 mil inscrições foram homologadas, o maior número na história do instituto.
Os editais estão disponíveis na página do IFMS. As provas serão neste domingo (20), nos dez municípios onde o IFMS possui campus. São eles: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
As salas estarão abertas a partir das 7 horas e fecharão às 8 horas (horário de Mato Grosso do Sul). Após esse horário, não será permitido o acesso às salas. A avaliação terá duração máxima de quatro horas e consiste em 30 questões, divididas entre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.
Os candidatos devem apresentar um documento oficial de identificação com foto, como RG (Registro Geral), sendo que documentos digitais também são aceitos. Na mesa, os estudantes podem manter caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis, borracha, pequenos lanches e garrafa de água transparente e sem rótulo.
Após a aplicação da prova, os inscritos devem ficar atentos ao cronograma de datas importantes. O gabarito preliminar será divulgado em 21 de outubro, e o período para recursos ocorrerá nos dias 22 e 23. A convocação para o procedimento de heteroidentificação está prevista para 30, com a divulgação do gabarito definitivo em 1º de novembro. O resultado final será publicado em 17 de dezembro.
Vale relembrar que a seleção disponibiliza 1.760 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, com início previsto para março de 2025. Entre as disciplinas disponíveis, estão os cursos de Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.