Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

ESF Cândido Pinheiro realiza ação preventiva e oferece auriculoterapia para pacientes

Publicado em 24/10/2024 Editoria: Saúde


A aquidauanense Cleide Lucia Gomes, moradora do Bairro da Serraria em alto e bom tom afirmou: “esse programa é muito bom! Eu estou com todos os meus exames em dia. O prefeito e toda sua equipe estão de parabéns, porque não é em qualquer cidade que tem essas ações para as mulheres.  Aqui temos uma administração que se preocupa com saúde da gente”.

Cleide fez essa fala ontem, quarta-feira (23), durante ação do “Outubro Rosa” realizada pela Prefeitura de Aquidauana, via Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAU), na ESF Cândido Pinheiro, localizada na Rua Duque de Caxias.

Em todas as ESF’s do município, a ação foi realizada com o objetivo de conclamar mulheres para manter em dia os exames preventivos, e assim alertar também sobre o câncer de mama e de colo de útero.

Assim sendo, a ESF Cândido Pinheiro, em seu momento de atividade de conscientização realizou palestras ministradas por Giselle Tada, enfermeira responsável pela referida ESF e por Pâmela Souza – assistente social da Equipe Multidisciplinar da SESAU.

Logo após as palestras, em meio ao sorteio de brindes, as pacientes puderam sanar dúvidas e passar pela técnica de auriculoterapia, ofertada pela Prefeitura de Aquidauana por meio da SESAU. Os pacientes em Aquidauana podem participar das sessões gratuitas de auriculoterapia, basta procurar sua ESF e pegar encaminhamento.

A auriculoterapia promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha, nos quais todo o organismo se encontra representado como um microssistema, e pode ser executada de forma complementar à terapêutica convencional.

De acordo com estudos a auriculoterapia pode ser uma ferramenta segura e eficaz para ajudar pacientes oncológicos a lidar com os sintomas do tratamento, tais como náuseas, vômitos, ansiedade e dor.



› FONTE: AGECOM Crédito da Foto: Gabriela Bernardes