Equipe do CBMMS reverte parada cardíaca durante atendimento em Campo Grande
Publicado em 02/11/2024
Editoria: Saúde
Campo Grande (MS) – Na manhã da ultima quinta-feira (31), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) reverteram uma parada cardiorrespiratória (PCR), salvando a vida de um morador de rua ainda não identificado, vítima de ferimento por arma branca.
O caso aconteceu na região central de Campo Grande, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Calógeras.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h da manhã e a primeira intervenção foi realizada pela equipe da Unidade de Resgate (UR), que devido à gravidade do caso, acionou a equipe da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA).
Durante o atendimento, a agilidade e o preparo dos militares do Corpo de Bombeiros fez a diferença na reversão do quadro de PCR.
Ao constatar a parada cardiorrespiratória, os bombeiros iniciaram imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), combinadas com o uso medicamentos e, durante vários minutos, os socorristas se revezaram na RCP, enquanto monitoravam os sinais vitais do paciente.
O homem respondeu aos estímulos, recuperando os sinais e retomando a respiração.
“Essa primeira intervenção demostra a importância do suporte básico. Eles chegaram primeiro e acionaram a URSA. Quando chegaram o paciente ainda estava com pulso, mas teve a parada cardíaca.
Eles então iniciaram as manobras de reanimação e oxigenaram o paciente até a URSA chegar e iniciar o suporte avançado”, contou o Subtenente Carlos Sérgio, enfermeiro da URSA que participou do atendimento à ocorrência.
Já o médico do Corpo de Bombeiros, Tenente Xaubet, que coordenou as ações da URSA durante o atendimento, destacou que embora as condições não fossem as mais favoráveis, a equipe conseguiu realizar com sucesso todos protocolos necessários para reverter a parada cardíaca.
“Quando nós chegamos a vítima já estava em PCR e em reanimação pela UR. Imediatamente entubamos, mantivemos a RCP. Foi um choque hemorrágico em decorrência do ferimento por arma branca. Utilizamos medicamentos e deu tudo certo. Apesar da dificuldade, no meio da Afonso Pena, no asfalto, entubamos ele no chão e, depois de 9 ciclos, conseguimos reverter essa parada cardíaca, Foi muito bacana”, explicou ele.
Após a estabilização, a vítima, que também apresentava outras lesões, foi transportada para a Santa Casa de Campo Grande. As circunstâncias dos ferimentos serão investigadas pela polícia.
Participaram do atendimento a essa ocorrência, além do médico Tenente Xaubet e do enfermeiro Subtenente Carlos Sérgio, o Subtenente De Lima, que integram a equipe da URSA, e os militares Sargento Roque, Sargento Machado e Cabo Duarte, que fazem parte da equipe da UR.
› FONTE: CB MS