Ao longo desta semana (11 a 14), acontece na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Aquidauana e Anastácio (RFCCAA), uma “Roda de Conversa”, da qual participam profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico (SESAU), lotados nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), ou seja enfermeiros(as), médicos(as), técnicos(as) em enfermagem e agentes comunitários(as) de saúde.
Com o objetivo de apresentar a estatística sobre pacientes oncológicos de Aquidauana, amostragem dívida por bairros e regiões, a Rede Feminina organizou a programação da seguinte forma: segunda-feira (11) – ESF João André Madsen, José Vória, Célia Vaz Trindade e João Jorge Carneiro; terça-feira (12) – Tiago Bogado, Claudio F. Stella, Izaura Baés e Elcíria R. Garcia; quarta-feira (13) – Trindade, Fábio Dutra dos Santos, Nova Aquidauana e Hilda Gonçalves; encerrando na quinta-feira (14) – Bernardino Lopes, Modesto Pereira e Cândido Pinheiro.
Ontem, primeira noite de roda de conversa, em primeiro momento, Ivone Nemer – vice-presidente da Rede fez a abertura do evento, explicando a missão do grupo. “Acolhemos os pacientes oncológicos e familiares, mediante apoio emocional, orientando e assistindo como podemos, na medida do possível para o enfrentamento e a vulnerabilidade. O paciente tem que entender que, quando recebe o diagnóstico não é o fim, mas sim o começo de uma caminhada”, explicou Ivone.
Ainda em sua fala, Ivone explicou que a Rede surgiu em abril de 2022 e que forma feitos todos os trâmites necessários, sendo o estatuto aprovado em julho do mesmo ano, destacando ainda que começou com 20 voluntárias e hoje a Rede conta com mais de 100 mulheres.
Por sua vez, Maria Goretti, integrante da Rede Feminina, pediu aos profissionais que divulguem o contato do whats da Rede (67) 99941-0576 e que tem sede na Rua Antônio Nogueira, 818, Bairro Alto, em Aquidauana.
› FONTE: AGECOM