Evento simbólico fez parte do primeiro aniversário do distrito e marca a transição da pesca para o ecoturismo
Criado em 20 de novembro de 1958, o distrito de Camisão, em Aquidauana, a 130 km da Capital, comemorou pela primeira vez na história seu aniversário. Para celebrar a ‘certidão de nascimento’, uma série de eventos estão sendo realizados desde a última quarta-feira (20).
“Em 66 anos de existência, o distrito infelizmente nunca tinha comemorado o seu aniversário. A organização da Aecopaxi (Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi) e da Rota Serra e Charme, teve que resgatar o histórico cultural do distrito e, então, conseguimos com um projeto de lei no município de Aquidauana inserir no calendário o aniversário de Camisão.
A lei foi homologada em 18 de outubro deste ano. Muito perto do aniversário, que não queríamos deixar passar em branco. Nós fizemos, então, algumas atividades com a comunidade”, explica a presidente da Aecopaxi, Mirian Coura Aveiro
O destaque das atividades foi a regata ‘Descanso das Águas’, realizada na tarde ontem (23), com a presença de 16 pescadores antigos da região, em suas oito canoas de madeira, seguidos por turistas em busca de aventura, em seus botes e stand-up paddle.
Com o início da piracema, no mês de novembro, a ideia foi simbolizar a transição de atividades no distrito. “Os pescadores do distrito, eles nas suas canoas de madeira, fizeram um abre-alas para que a pesca fosse fechada e iniciasse então o turismo de aventura. Então, esse evento Descanso das Águas, ele teve por objetivo celebrar a fartura da pesca durante o ano 2024 e abrir a temporada do turismo esportivo e turismo de aventura no distrito, que vai até março do ano que vem, quando acaba o período do defeso”, acrescentou Mirian.
A ideia da associação é fortalecer o turismo local. “Foi incrível. De arrepiar. Depois de saírem do Rancho do Eli, eles seguiram até a corredeira onde o córrego do Morcego encontra com o rio Aquidauana, formando uma corredeira e onde acontece a piracema, com os peixes saltando para o rio acima. Quando as canoas chegaram neste ponto, os pescadores encostaram as canoas no lado da margem e os turistas passaram fazendo rafting e boia cross. Foi simbólico, como se eles dissessem, parou a pesca, agora vamos cuidar da contemplação, subir nos morros e fazer aventuras”.
O objetivo é tornar o ‘Descanso das Águas’ uma tradição e vender como um produto turístico na mesma data, do próximo ano. Já está prevista a segunda regata está programada para o dia 8 de março, com o ‘Agito das Águas’, quando acaba a piracema e a pesca é aberta novamente.
Catalogando Aventuras – Com pouco mais de um ano e meio de existência, a Aecopaxi tem criado um plano estratégico para fortalecer o destino turístico, chamado Catalogando Aventuras.
Os moradores se depararam com a falta de registros oficiais da existência de Camisão. Eles contaram com a ajuda do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para conseguir resgatar a história.
Historiadores tiveram que ir até o Mato Grosso buscar os documentos que confirmavam o passado do distrito. “A gente precisou resgatar a identidade de Camisão. Como, um distrito que é cenário de novela [Pantanal], não ter uma certidão de nascimento? Por isso nossa preocupação é o turismo responsável com as pessoas daqui”, argumenta Mirian.
O distrito tem apenas dois fundadores vivos e teve a sorte de ter sido registrado no dia 20 de novembro, data do feriado nacional da Consciência Negra e de Zumbi. A homenagem também está diretamente ligada a Camisão, onde fica o quilombo Furnas do Dionísio.
De acordo com os registros históricos, Camisão era uma grande fazenda com nome Paxixi. Durante a Guerra do Paraguai, o proprietário abandonou o local e o capataz que ficou pedia para que os povos que estavam de passagem, ficassem com ele. Ao final da batalha, a área foi desapropriada e o governo decretou o local como Colônia Paxixi. Mas só após a passagem do trem, o local recebeu o nome Ferrovia Camizão, com ‘z’ e acabou ficando. O distrito só foi reconhecido em 1958.
Homenagens – Neste primeiro aniversário, além da regata, teve noite cultural, pedal e uma série de homenagens. Os eventos esportivos que acontecem na manhã deste domingo (24) encerram o calendário festivo.
Nesta manhã haverá o amistoso entre os times de Aquidauana x Camisão. O distrito ganhou até mesmo um time de futebol para chamar de seu: Camisolense Esporte clube. Também haverá o 1º Torneio de Malha do Paxixi, que é um esporte semelhante a bocha. “Par nós da associação, foi um momento muito importante, do turismo responsável que pensa na comunidade. Em nenhuma, as ações foram voltadas para algo mercantil, foram todos parceiros”.
Ficou interessado em conhecer esse destino turístico pertinho de Campo Grande?
A Mirian explica que a Aecopaxi tem 22 empreendimentos disponíveis para receber turistas na rota Serra e Charme Paxixi. “A rota não é só uma placa. Tem que ser associado e fazer um turismo responsável. Todos os meses fazemos capacitação e estamos buscando melhorar os atrativos”.
› FONTE: Campo Grande News