A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), alerta a população sobre o cuidado e prevenção às doenças cardíacas, principalmente, com o aumento da temperatura no verão.
Tem sido frequente em Aquidauana, tanto nas ESFs, quanto nos hospitais, os casos de cidadãos que procuram atendimento médico pois sentiram indisposição devido ao calor intenso e, também, por fatores ligados as condições físicas.
É o médico cardiologista que pode identificar, prevenir e tratar problemas cardíacos, como: arritmias, pressão alta, infarto, insuficiência cardíaca, entre outros. Dada a importância desse tema em Aquidauana, a cardiologista Drª. Paola Barbero, médica da Secretaria de Saúde e Saneamento de Aquidauana, destaca a importância da adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e monitoramento regular da saúde, como formas eficazes de prevenir doenças do coração.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.
Drª. Paola Barbero dá detalhes de quando é preciso procurar atendimento com médico cardiologista. “A maioria das pessoas procura o cardiologista somente quando está com algum sintoma ou ao menos com uma suspeita, mas a cardiologia não é uma especialidade só para idosos. É importante um acompanhamento em todas as fases da nossa vida. As doenças cardiovasculares matam mais que o câncer, costumam ser silenciosas e não dão muitos sinais, até que estejam graves”, destacou a médica.
Ainda em destaque, a médica enumera alguns dos sintomas que podem indicar que há algo de errado com o seu coração: dor no peito (especialmente do tipo em aperto); cansaço e falta de ar mesmo aos pequenos esforços; palpitações e batimentos cardíacos irregulares; desmaios, Inchaço em pernas, tornozelos e pés; dor no pescoço e região do maxilar.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana orienta que, todo cidadão, em caso de sentir os sintomas mencionados deve procurar a ESF mais próxima e buscar ajuda médica. E em casos específicos, o médico da ESF fará o encaminhamento para o especialista.
› FONTE: AGECOM