No final da tarde de sexta-feira (22), artistas aquidauanenses de diversificados segmentos participaram da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, a qual refere-se a Lei Aldir Blanc. Importante destacar que o recurso da Lei, é dividido de acordo com a realidade do município.
A oficina aconteceu na Estação Ferroviária e foi conduzida pela empresa “Anaju Mazarão”, a qual explicou detalhadamente sobre a lei Aldir Blanc, ressaltando a necessidade de os Agentes Culturais começarem a trabalhar com projetos o mais breve possível.
Antecipando a oficina a empresa fez uma assessoria completa, explicando como adquirir recurso, se inscrever, cuidando de todos os detalhes, sem custo para o artista, da economia criativa.
Tendo em vista a pouca adesão em participação de editais, em Aquidauana, bem como em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, até porque o MS e Aquidauana tem pouca adesão em participação de editais, a prefeitura resolveu realizar essa capacitação para que os agentes culturais entendam que por meio dela podem conquistar não só o MS, mas todo o Brasil.
Lembrando que a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em primeiro momento, no início deste ano, realizou uma escuta pública para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura no município.
Conhecida como Aldir Blanc 2, foi instituída pela Lei Federal 14.399, de 08/07/2022, tendo como objetivo fomentar a cultura no Brasil, com apoio a Estados, municípios e Distrito Federal por cinco anos.
› FONTE: AGECOM