Alvinegro vence o Grêmio em Porto Alegre por 3 a 0 e consolida retomada histórica na competição.
O Corinthians entrou em campo pela última vez em 2024, na tarde deste domingo (8), quando foi a Porto Alegre, para a disputa da 38ª rodada do Brasileirão, onde enfrentou o Grêmio.
E consolidando a reação histórica na competição o Timão venceu a nona partida consecutiva, ao superar a equipe gaúcha por 3 a 0, com gols de Yuri Alberto, Charles e Memphis, que marcou um golaço, de bicicleta.
Com a vitória, o Coringão encerrou sua participação no nacional com a sétima colocação, somando 56 pontos. Com o gol marcado neste confronto, Yuri Alberto também conquistou duas artilharias: a do Brasileirão, com 15 gols marcados, empatado com Alerrandro, do Vitória e também a artilharia isolada do Brasil, com 31 gols na temporada.
A equipe alvinegra agora tirará um período de férias e retorna a campo no início da segunda quinzena de janeiro para a disputa do Campeonato Paulista. O Timão estreia contra o Red Bull Bragantino, fora de casa.
Escalação
O técnico Ramón Díaz escalou o Timão para o último compromisso do ano com: Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, Breno Bidon, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis e Yuri Alberto. Entraram no decorrer do jogo: Martínez, Alex Santana, Charles, Talles Magno e Romero. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Matheus Donelli, Pedro Henrique, Pedro Raul, Héctor, Léo Mana, Ryan e Hugo.
Primeiro tempo
A partida começou com ambas as equipes trocando passes de bola. No minuto 7, Garro levantou a bola na área, em cobrança de falta e Cacá cabeceou para fora.
Aos 12 minutos, Memphis fez um passe para Yuri Alberto na meia-lua, o camisa 9 dominou e bateu para fora.
Dez minutos depois, mais uma vez Yuri Alberto tentou de fora da área, após mais um passe do Memphis, a bola desviou e foi para escanteio. O Grêmio tentava responder com velocidade, mas o Corinthians conseguia recuperar a bola rapidamente e voltando ao ataque.
No minuto 23 foi a vez de Memphis arriscar de fora da área, desta vez o goleiro Caíque espalmou pra fora.
O Timão chegou com perigo de novo, aos 30 minutos, Memphis fez o passe para Matheuzinho, que chegou batendo para o gol, a bola passou no cantinho e foi pra fora.
Aos 35 minutos, Yuri Alberto chegou a botar a bola no fundo das redes, mas a arbitragem assinalou impedimento. A partida seguiu 0 a 0.
O Grêmio chegou com perigo em duas oportunidades aos 40 minutos, mas Hugo Souza fez boas defesas, tirando o perigo da meta alvinegra.
Aos 42 minutos, Yuri Alberto foi derrubado na área por Pedro Geromel. Após a análise do VAR, o árbitro assinalou penalidade máxima. Yuri Alberto foi para a bola aos 45 minutos e marcou seu 15º gol no Brasileirão, 1 a 0 para o Timão! Yuri também virou o artilheiro do Brasil isolado em 2024, com 31 gols marcados no ano.
O árbitro deu quatro minutos de acréscimo e finalizou a primeira etapa após o tempo extra.
Segundo tempo
O Timão voltou para a segunda etapa com uma alteração. Saiu Raniele e entrou Martínez.
No primeiro minuto da segunda etapa, a equipe gaúcha foi ao ataque, em um levantamento na área, Braithwaite cabeceou firme para o gol e Hugo Souza defendeu.
Aos cinco minutos, o Timão respondeu a pressão inicial gremista. Memphis recebeu, limpou a jogada e chutou, Caíque fez uma excelente defesa.
O Timão teve outra oportunidade. Aos nove, Carrillo ligou o contra-ataque, carregou e tocou para Yuri Alberto, que não pegou como queria na bola e ela foi pra fora.
Aos 24 minutos o Coringão fez sua segunda mudança. Saiu André Carrillo para a entrada de Alex Santana.
No minuto 27, uma confusão na área de defesa do Grêmio, muitos jogadores envolvidos. O árbitro foi conferir no VAR e decidiu expulsar um jogador de cada lado, Dodi, do Grêmio e Martínez, do Corinthians. A partida foi reiniciada sete minutos depois.
Aos 37 minutos, o Timão mudou duas vezes: saíram Breno Bidon e Yuri Alberto e entraram Charles e Talles Magno. Dois minutos depois, saiu Rodrigo Garro e entrou Romero.
GOL DO CORINTHIANS!
Aos 42 minutos, Romero levantou na área e Charles cabeceou forte para dentro do gol, 2 a 0.
Charles fez o segundo do Coringão.
O árbitro deu seis minutos de acréscimo.
GOLAÇO DO CORINTHIANS! Aos 47 minutos, Memphis fez um golaço de bicicleta, aumentando o placar para 3 a 0 na Arena do Grêmio.
Fim de jogo em Porto Alegre.
Memphis fechou o placar com um gol de bicicleta espetacular.
Próximo jogo
O Timão volta à campo apenas em 2015, para a estreia do Campeonato Paulista. A primeira rodada ocorre no início da segunda quinzena de janeiro e o Alvinegro enfrenta o Red Bull Bragantino fora de casa.
› FONTE: Agência Corinthians