Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governo firma parceria com Sebrae e Embrapa para atender comunidades indígenas

Publicado em 09/12/2024 Editoria: Cidade


Riedel fez declaração sobre a importância desses programas para a população. (Foto: Marcos Maluf)

Riedel fez declaração sobre a importância desses programas para a população. (Foto: Marcos Maluf)

Com foco em empreendedorismo e tecnologia, convênios foram assinados nesta segunda-feira (9)

O governo estadual assinou nesta segunda-feira (9) dois convênios que devem beneficiar comunidades indígenas e quilombolas a partir de 2025. Em parceria com o Sebrae e Embrapa serão desenvolvidos dois programas diferentes voltados ao empreendedorismo e à sustentabilidade.

A assinatura de ambos os convênios foi feita nesta manhã, na sede do Sebrae, na Capital. Na ocasião, o governador Eduardo Riedel (PSDB) fez uma declaração sobre a relevância dos programas voltados para essas duas populações.

“Para as comunidades, estamos proporcionando uma transformação de pensamento, de atitudes acima de tudo e aí é a base para poder transformar a sociedade. [...] Ela acontece de maneira muito forte quando ela nasce na base, no chão”, afirma.

Ao repercutir o número de crescimento do Estado, Riedel ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para transformar a sociedade. “Esse crescimento garante emprego, renda, prosperidade. Mas, nós temos um grupo da sociedade que não pode ter acesso a esse crescimento e tão importante quanto crescer, é estender a mão para esse grupo. É o que estamos fazendo aqui hoje e com consciência, diálogo e compreensão do que cada comunidade tem demandado para si”, completa.

Parcerias - Firmado com o Sebrae, o Empretec é o principal programa de empreendedores que em 2025 será reproduzido nas aldeias indígenas de Amambai, Caarapó, Dourados, Miranda, Porto Murtinho, Japorã e na comunidade quilombola de Corumbá. Através do “Sebrae Plural” serão promovidos cursos de empreendedorismo para pessoas 60+, mulheres e pessoas com deficiência.

Já a Embrapa será responsável por executar mapeamento e diagnóstico contínuo das condições econômicas e sustentáveis nas aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, ambas em Dourados.

Diretora-executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Margarida Castro Euler pontua que o trabalho da empresa fará com que a tecnologia chegue a esses grupos.

“A Embrapa tem mais de 4 mil soluções tecnológicas, mas nem todas elas são as que, exatamente, são necessárias para o desenvolvimento dos diferentes territórios que estão no Mato Grosso do Sul. Não vamos fazer só o diagnóstico, vamos levar capacitação e trazer as tecnologias à medida que identificarmos que aquilo é o que as comunidades estão precisando”, explica.

A Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, destaca que ambos os convênios vão trazer soluções inovadoras para as comunidades que há anos enfrentam as mesmas dificuldades.  “É trazer para esses problemas históricos mudanças de paradigmas e aqui nós estamos vendo a união de esforços dos parlamentares, da Embrapa, do Sebrae, a pluralidade dos quilombos e comunidades indígenas e de todos nós para fazer a diferença”, pontua.

Durante o evento, a representante da comunidade quilombola, Eva Patrícia, se manifestou sobre a importância desses programas serem ampliados e chegarem às comunidades. “Nós temos grandes potencialidades, tanto nas comunidades indígenas, quanto nas comunidades quilombolas. Essas pessoas precisam de capacitação, de oportunidade, de políticas públicas Nós precisamos que esse convênio também seja cada vez mais ampliado [...] nós precisamos de políticas públicas que realmente funcionem”, pontua.

 



› FONTE: CG News