Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Projeto leva curso de cinema para aldeias de Mato Grosso do Sul

Publicado em 10/12/2024 Editoria: Cidade


Registro do lançamento do documentário “Kuñangue 18 anos” na Aldeia Limão Verde.

Registro do lançamento do documentário “Kuñangue 18 anos” na Aldeia Limão Verde.

Com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto “Aldeia em Imagens e Sons” está oferecendo cursos de cinema para comunidades indígenas do estado. Coordenado pelo jornalista Sidney Terena, o projeto atenderá a aldeia Limão Verde, do povo Terena, em Aquidauana, e a aldeia Alves de Barros, do povo Kadiwéu, em Porto Murtinho.

A primeira etapa do curso ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, na aldeia Limão Verde, e será ministrada por Carlos Diehl, publicitário e diretor da TVE, e por Felipe Bomfim, professor de audiovisual na UFMS e diretor de fotografia.

A segunda etapa está prevista para fevereiro de 2024, na aldeia Alves de Barros, com a cineasta e documentarista Marineti Pinheiro, além de Felipe Bomfim e Regis Raisa, professor e doutor em multimeios pela UFMS.

Segundo Sidney Terena, o curso combina teoria e prática, com foco na produção de curtas-metragens baseados em ideias dos próprios alunos. “Será uma experiência imersiva e muito produtiva para todos nesses dias de curso”, afirmou.


A iniciativa conta com o apoio do Cacique Ademilson, da aldeia Limão Verde, e da Subsecretaria de Políticas para Povos Originários de MS, que dá suporte às atividades na aldeia Alves de Barros. 



› FONTE: CG News