Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana: Controle de vetores alerta a população sobre o aumento do Aedes aegypti

Publicado em 19/12/2024 Editoria: Saúde


A Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores faz um alerta à população sobre o aumento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya.

É importante e urgente que a população não se esqueça dos cuidados básicos de prevenção para evitar a proliferação do mosquito, que são: limpando diariamente o bebedouro do seu pet, tampando as caixas d’águas e tambores, limpando as calhas e não deixando água parada.

Em Aquidauana, a equipe de Controle de Vetores faz o monitoramento da infestação do mosquito Aedes Aegypti com uso de armadilhas Ovitrampas em Aquidauana. O projeto que tem a parceria da Ministério da Saúde, FIOCRUZ e Secretaria Estadual de Saúde, que consiste no uso de armadilhas que simulam um criadouro do mosquito Aedes.

O município conta com mais de 240 armadilhas (ovitrampas) instaladas em pontos estratégicos do município para monitorar a circulação do Aedes aegypti e intensificar ações preventivas em áreas com maior número de mosquitos. As estruturas simulam o ambiente ideal para a reprodução e possuem uma substância que atrai as fêmeas.

Essas armadilhas são instaladas em imóveis selecionados e monitoradas pela equipe do Controle de Vetores, em locais sombreados, abrigados da chuva e com menor fluxo de pessoas e animais. As armadilhas permanecem no local durante 7 dias uma vez por mês.

Após o recolhimento é realizado a contagem dos ovos presentes nas palhetas e com o resultado é realizado o georreferenciamento dos locais com maior incidência de ovos coletados.

 



› FONTE: Agecom