Os bancos de praça, que muitas vezes passam despercebidos, podem se tornar verdadeiras obras de arte quando tomam forma nas mãos de artistas locais.
Por meio da pintura, esses bancos ganham novas cores e texturas, fazendo com que o ambiente ao redor se torne mais agradável e acolhedor.
O projeto “Embelezamento da Cidade” com a pintura dos bancos da Praça da Igreja Matriz. A ação contou com o envolvimento de artistas, artesãos e comunidade em geral (todos voluntários). Os bancos foram ilustrados com temas regionais com o propósito de colorir e trazer vida ao ambiente.
Participaram da pintura dos bancos, os artesãos: Ana Lúcia, Dhoze (artesão da aldeia Limão verde), Sônia Corrêa, José Luiz, Patrícia, Marcelo, Tânia Gavira, José Rodrigues, Malu, Ednilson, Equipe da SECTUR e, também, com os voluntários Tayná Lemes e Lara Lemes.
A ação também contou com voluntários da limpeza e pintura de preparação dos bancos: Marcio (Floricultura Pallet decorações) Gil Bruno (artesão), Malu, Guilherme (artesão), Rosemar (artesã).
A Câmara Técnica de Educação e Cultura, uma instância instituída junto ao COMTUR de Aquidauana, é uma ação do Programa Del Turismo, em execução no município com o apoio da Fundação de Turismo de MS e Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).
A CT é composta por voluntários que se reúnem duas vezes ao mês para pensar em ações que possam contribuir com o desenvolvimento do nosso município.
A Secretaria de Cultura e Turismo e os artesãos agradecem os patrocinadores das tintas e outros materiais: Casa das Tintas Aquidauana, Chaves e Carimbos, Loja do Pintor Anastácio, Center Tintas e Carandá Garden.
“A pintura de bancos de praça por artistas locais é mais do que uma simples forma de decoração urbana. Ela é uma maneira de envolver a comunidade, valorizar a cultura local e transformar o espaço público em um ambiente mais bonito e acolhedor. Com um toque de criatividade e colaboração, uma praça comum pode se tornar um ponto de atração para a cidade e seus moradores”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo – Youssef Saliba.
› FONTE: Agecom