Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana recebe novos médicos estagiários para atendimento das ESFs

Publicado em 20/01/2025 Editoria: Saúde


Na manhã de hoje (20), se apresentaram na Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU) de Aquidauana recebeu os novos médicos estagiários que atuarão na Rede Municipal de Saúde.

Os médicos estagiários, que estão em fase final de conclusão de curso, atuarão sob supervisão dos médicos das Estratégia Saúde da Família (ESFs) São Pedro, José Vória e Tiago Bogado, trabalhando diariamente para ajudar no atendimento à população e, em contrapartida, poderão adquirir a experiência prática do atendimento nas ESFs.

O estágio é um convênio entre Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e terá durabilidade de 4 semanas.

Hoje, durante a recepção, o vice-prefeito Dr. Murilo Acosta Silva destacou a importância de integrar novos profissionais em formação ao sistema de saúde municipal.

“A presença desses médicos estagiários reforça o compromisso de investir tanto na saúde da nossa população, quanto no futuro da medicina. É uma oportunidade de aprendizado para eles e de reforço no atendimento à população nas ESFs”, afirmou o vice-prefeito Dr. Murilo.

A secretária de Saúde – Sandra Calonga enfatizou que o estágio será uma via de mão dupla, beneficiando a comunidade e os estagiários e que a SESAU está de portas abertas para parcerias como essas.

“É de extrema importância essa parceria entre UFMS e a SESAU. Essa vivência prática no Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para a formação dos futuros médicos, que já começam a conhecer na prática como funciona o dia a dia das ESFs e como é salutar a humanização no atendimento da população” explicou a secretária Sandra.

“Essa é uma etapa muito importante na formação, essa experiência vai muito além do aprendizado técnico. Aqui, eles terão a oportunidade de conhecer de perto a saúde pública, fortalecer vínculos com a comunidade e praticar uma medicina integral, centrada nas pessoas”, afirmou a coordenadora da Atenção Básica da SESAU – Janaína Melgarejo.

 



› FONTE: Agecom