Na manhã desta sexta-feira, 31, a Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), por meio da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), realizou uma programação de encerramento da campanha Janeiro Branco, voltada aos cuidados com a saúde mental.
O evento aconteceu na sede do CAPS, reuniu usuários do serviço dos municípios de Aquidauana e Anastácio e profissionais da área para dialogar sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional.
O prefeito Mauro do Atlântico, acompanhado dos secretários municipais Sandra Calonga (Saúde) e Cipriano Mendes (Produção), esteve presente participando do evento e dialogando com os pacientes e a equipe do CAPS.
“A saúde mental precisa ser tratada com a mesma atenção que a saúde física. O CAPS é um espaço essencial para acolher, orientar e oferecer suporte àqueles que precisam. Nossa gestão continuará investindo para garantir um atendimento humanizado e acessível para todos que buscam ajuda”, afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.
Durante as atividades no CAPS, foram abordados temas como autocuidado, a importância da rede de apoio, estratégias para lidar com emoções e o papel dos serviços de saúde mental no acolhimento da população.
Os participantes tiveram espaço para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas, promovendo um ambiente de troca de conhecimento. A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Natalia Marins. Ainda na oportunidade, foram entregues necessaires confeccionadas pelos pacientes.
A campanha Janeiro Branco tem como objetivo destacar a necessidade de atenção à saúde mental, reforçando que cuidar da mente é fundamental para a qualidade de vida. Nesse sentido, a secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga, ressaltou a importância de fortalecer as ações voltadas para a saúde mental.
“A saúde mental é um tema fundamental e precisa ser discutido o ano todo. O Janeiro Branco nos lembra que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Nossa equipe do CAPS está preparada para acolher, orientar e oferecer todo o suporte necessário para quem busca ajuda”, afirmou a secretária Sandra, acompanhada do coordenador do programa de Saúde Mental, psicólogo Everton Constantino.
“O Janeiro Branco é um momento de reflexão sobre a importância da saúde mental. Aqui no CAPS, trabalhamos diariamente para oferecer um atendimento humanizado, ajudando as pessoas a lidarem com seus desafios emocionais. Cuidar da mente é uma necessidade e nossa equipe está aqui para apoiar quem precisa”, destacou a coordenadora do CAPS – Jéssica Casanova.
Ainda na oportunidade, o secretário de Produção – Cipriano Mendes participou da roda de conversa na qual também foi discutida a possibilidade de implantação de uma horta terapêutica para os pacientes.
SERVIÇO – O CAPS de Aquidauana está na Rua Giovanni Toscano de Brito, nº 2.367, Bairro Santa Terezinha (antigo CMEI Leonor Garcia), com horário de atendimento das 7h às 19h.
› FONTE: Agecom