Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Festa do Pequi em Aquidauana começou ontem e só termina no domingo

Publicado em 01/02/2025 Editoria: Turismo


O tradicional arroz com pequi é um dos destaques da feira. (Foto: Jairton Bezerra).

O tradicional arroz com pequi é um dos destaques da feira. (Foto: Jairton Bezerra).

Festa do Pequi agita final de semana no interior com gastronomia e música - Evento celebra o fruto símbolo do cerrado e vai até amanhã (2), com entrada gratuita

Começou ontem sexta-feira (31) a 4ª edição da Festa do Pequi no distrito de Camisão, em Aquidauana. O evento gratuito, que segue até domingo (2), celebra o fruto símbolo do Cerrado com pratos inovadores, atrações musicais e oportunidades para os empreendedores locais.

Com 13 barracas montadas, sendo 11 dedicadas aos produtos derivados do pequi, o público encontra opções como pastel de peixe com pequi, arroz com pequi, além de pão e hambúrguer também feitos à base da fruta.

"É um momento importante para homenagear esse produto regional, valorizando a cultura local e os moradores, que pela primeira vez têm um espaço exclusivo para expor seus produtos", destacou Miriam Aveiro, presidente da Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi e do Conselho Municipal de Turismo.

O cinematógrafo Jairton Bezerra é um dos presentes no evento. "Fui convidado no ano passado. Para quem gosta da fruta, é uma experiência. A Miriam é uma grande amiga e o evento representa o que o nosso estado tem de melhor", disse.

A festa também conta com apresentações musicais de artistas regionais. Na noite de abertura, sohow com Gabriel Castilho e a dupla Lino & Nando.

Hoje, sábado (1º), é a vez do Grupo Campezito e da cantora Gleici Helena. Já amanhã, no domingo (2), o encerramento ocorre a partir das 11h, com almoço na praça de alimentação e show de Michel & Felipe.

Além da gastronomia e da música, o evento impulsiona a economia local, beneficiando comerciantes, pousadas e empreendimentos turísticos de Camisão e Piraputanga.

Quem deseja aproveitar a viagem pode explorar as belezas naturais da região, como a trilha dos mirantes no Morro do Paxixi e passeios de gaiola.

E ainda dá tempo de aproveitar. Para quem vai de carro, o trajeto até Camisão dura cerca de 1h50 pela BR-262 e MS-450. Há opções de pousadas e pesqueiros com Day Use, com valores entre R$ 50 e R$ 70.

A Festa do Pequi é realizada pela Prefeitura de Aquidauana, com organização da Secretaria de Cultura e Turismo e apoio da Associação de Moradores e Lideranças de Camisão.

 



› FONTE: Campo Grande News Lado B