A Prefeitura de Aquidauana lança neste mês de fevereiro a Campanha Interna “Faça o seu Papel!”.
O detalhamento da campanha e apresentação das metas a serem alcançadas aconteceu ontem (03), no gabinete do prefeito Mauro do Atlântico.
“Reunimos todos os nossos secretários municipais para apresentar a campanha e a meta de reduzirmos em 15% por mês o consumo de energia, água e impressões em papel. Precisamos cuidar das unidades consumidoras, combater desperdícios pois é pago com dinheiro público. Queremos gastar menos com a prefeitura e mais com a nossa população”, explicou o prefeito Mauro.
A campanha é interna, ou seja, voltada à economia nos órgãos públicos municipais, com objetivo de envolver todos os servidores, motivando e incentivando-os a economizar energia, água e papel, adotando atitudes voltadas à sustentabilidade.
Atualmente, a Prefeitura de Aquidauana somando secretarias e departamentos têm ao todo 194 UCs de energia, com média mensal total de R$ 244 mil reais, que por ano gera uma despesa de aproximadamente R$ 2,9 milhões.
Já no consumo de água, a prefeitura tem 126 unidades consumidoras, com gasto médio mensal de R$ 124 mil reais, totalizando anualmente uma despesa de R$ 1,4 milhão.
A meta geral da campanha é que cada secretaria com suas unidades consumidoras (UCs) reduzam mensalmente 15% dos gastos com água, papel e energia. O recurso economizado será aplicado no custeio de serviços públicos para a população.
De imediato, todos os secretários foram orientados a reunir suas equipes e apresentar as metas da campanha, além de sensibilizarem os servidores para detectarem situações onde haja o desperdício de luz e água, como luzes acesas sem necessidade e vazamentos de água.
A campanha também vai trazer para os setores da prefeitura sugestões de como economizar papel no setor público e adotar meios digitais para compartilhamento e trato das informações entre os setores internos.
Conforme o secretário municipal de Gestão Estratégica, Alexandre Périco, que apresentou em números a importância de se fazer economia, todos os secretários terão a missão de fazer o acompanhamento interno e individualizado das suas UCs e mobilizar suas equipes para “abraçarem” a campanha.
“O engajamento dos chefes dos setores juntos às suas equipes será de fundamental importância. Ao final, vamos premiar as secretarias e setores que mais economizarem proporcionalmente”, completou o secretário Alexandre.
› FONTE: Agecom