A educação municipal de Aquidauana, conquistou a categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024.
A iniciativa do Governo Federal, via Ministério da Educação (MEC), reconhece o trabalho das Secretarias de Educação estaduais, municipais e distrital, no processo de alfabetização dos alunos na idade certa.
A cerimônia de entrega do prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, foi realizada em Brasília, e Aquidauana esteve representada pela Secretária de Educação – Wilsandra Béda, que recebeu a premiação do município.
O prêmio foi lançado no ano passado através do Decreto Presidencial nº 12.191/2024, com a inciativa do Ministério da Educação, sendo que no Mato Grosso do Sul, 38 municípios conquistaram o Selo Ouro.
“É com grande alegria e orgulho que celebramos a conquista do Selo Ouro no programa Criança Alfabetizada. Esse reconhecimento é fruto do compromisso e dedicação dos nossos professores, gestores escolares, famílias e, principalmente, das nossas crianças. Um trabalho que vem sendo feito desde a gestão do prefeito Odilon e temos o compromisso de dar continuidade na nossa gestão. Este selo comprova que estamos no caminho certo, investindo na educação como prioridade e garantindo que nenhuma criança fique para trás no ensino”, afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.
A premiação objetiva reconhecer as iniciativas das Secretarias de Educação, com a implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem a alfabetização de todas as crianças.
“Recebemos o Selo Ouro Nacional Compromisso com a Educação MEC 2024, como um reconhecimento merecido para nossa cidade, fruto de muito trabalho e dedicação de todos os profissionais da REME. Em 2025, seguiremos firmes, sem medir esforços para oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade e excelência”, destacou a secretária de Educação – Wilsandra Béda.
Para avaliar as ações, o MEC instituiu uma comissão responsável pela análise das iniciativas e pelo processo de classificação, e foram estabelecidos 21 parâmetros, organizados em cinco dimensões com os seguintes temas: regime de colaboração entre os entes, avaliação externa parametrizada ao SAEB, sistema próprio de avaliação processual e contínua da aprendizagem.
Também foram levados em consideração a garantia de ações formativas para professores e gestores escolares, distribuição de material didático complementar e a implementação de ação com foco na recomposição de aprendizagens e entre outros aspectos educacionais.
› FONTE: Agecom