Aquidauana está se mobilizando para o enfrentamento e combate à violência contra a mulher, seja ela de qualquer tipo (doméstica, psicológica, física, sexual ou patrimonial).
Para tratar da elaboração de um plano de ações articuladas para fortalecer a Rede de Apoio e Proteção às Mulheres, aconteceu uma reunião entre o prefeito Mauro do Atlântico, a supervisora de Políticas Públicas para as Mulheres – Josilene Rosa e o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana – Ten. Cel. Carlos Magno da Silva.
A reunião aconteceu na sede do 7º BPM, na segunda-feira, 24, contou também com a presença do comandante da 2ª Cia PM de Anastácio – Capitão Doval Ferreira Garcia, Tenente PM Willeman, vereador Genivaldo Montana, Anderson Meireles (chefe de gabinete), Renato Pereira (coordenador da Saúde do Trabalhador/SESAU) e Rosy Ribeiro (diretora da Agecom).
Conforme destacou o comandante PM Ten. Cel. Carlos Magno, o objetivo da reunião foi conversar sobre as estratégias de enfrentamento à violência contra mulheres em Aquidauana, analisarem os pontos que podem ser melhorados e fortalecidos inclusive com o apoio do Poder Judiciário e dos demais órgãos envolvidos na rede de apoio às mulheres.
Na pauta, foram apresentadas ideias de ações junto a sociedade civil organizada para palestras, rodas de conversa, intervenções culturais e outras ações para disseminar informação e conhecimento para que as mulheres saibam como é fundamental denunciar, saibam onde procurar ajuda e qual é essa rede de apoio que elas têm. As ações preventivas focam o combate à violência e, principalmente, visam evitar que os casos cheguem ao feminicídio.
Na oportunidade, também foi apresentado pelo comandante PM Ten. Cel. Carlos Magno e sua equipe, o projeto inicial da construção de um departamento de apoio às mulheres vítimas de violência, que são atendidas pela PM nas ocorrências.
Conforme o projeto, o 7º BPM poderá ter uma sala de atendimento com espaço adequado, brinquedoteca e, até mesmo, um alojamento para que a vítima possa ficar abrigada enquanto aguarda os procedimentos judiciais e policiais.
“Estamos trazendo o prefeito aqui na sede do comando para apresentar o projeto e podermos alinhar as ideias e debater como melhor podemos tirar essas ideias do papel. Vamos, juntos, buscar alternativas, apoio e recursos, até mesmo com o judiciário e parlamentares, para construirmos esse espaço que será preparado e adequado para atender a vítima, inclusive, se tiver crianças”, explicou o comandante Carlos Magno.
Em resposta, o prefeito Mauro do Atlântico afirmou que vai viabilizar uma agenda conjunta com o comandante para a busca de recursos. “Estamos de portas abertas para as parcerias e ações que irão fortalecer a rede de apoio às mulheres e combater a violência. Essa iniciativa da PM de Aquidauana é louvável e vamos atrás de parceiros e recursos para ajudar a viabilizar esse projeto”, completou o prefeito Mauro do Atlântico.
Para a supervisora de Políticas Públicas para as Mulheres – Josilene Rosa, essa parceria com a PM é importante para trazer à pauta violência doméstica inclusive para dentro das escolas, associações e igrejas, por meio de palestras e ações conjuntas.
“Foi muito positiva essa reunião, saímos muito contentes com o empenho do Poder Público Municipal e da PM em fortalecer a rede de apoio e ações em prol da proteção das mulheres. Vamos ver muitas ações acontecendo e isso vai surtir efeito desejado, que inclusive é de conscientizar a sociedade e levar a informação para as mulheres, para elas saberem que não estão sozinhas e que podem e devem denunciar, pois há uma rede para ajuda-las”, argumentou a supervisora Josilene Rosa.
› FONTE: Agecom