Foi realizada ontem à noite (06), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), uma reunião de alinhamento da Educação Especial e Inclusiva para diretores, coordenadores pedagógicos e profissionais de apoio da Rede Municipal de Educação (REME).
A reunião teve início com a secretária de Educação, Profª Wilsandra Beda desejando boas-vindas a todos. “Desejo um ano de 2025 promissor a todos vocês, tenho certeza que vamos entregar um trabalho de qualidade para nossas crianças, para os familiares das nossas crianças e entender que precisamos aprender todos os dias. Desta forma, qualificar ainda mais a nossa educação! Podem contar conosco com toda a nossa equipe da SEMED estamos sempre a disposição de vocês”, disse a secretária Wilsandra Béda.
As palestrantes da reunião, foram as professoras especialistas coordenadoras da Educação Especial e Inclusiva Edivania dos Reis e Lourdes Casanova de Almeida e a coordenadora do Núcleo Pedagógico Ester Nubia.
Elas falaram sobre os seguintes temas: Definição Educação Especial e Inclusiva, público alvo da Educação Especial e Inclusiva de acordo com a Resolução nº 2/2008 do MEC/FNDE, qual é o papel do profissional de apoio de acordo com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), horário entrada e saída do profissional de apoio na Rede Municipal de Educação e redesenhando diário de bordo.
Atualmente, na Rede Municipal de Educação de Aquidauana tem 242 alunos na Educação Especial e Inclusiva, desde a Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Entre os 242 alunos matriculados temos: autistas (85), baixa visão (05), surdos (03), distúrbio desafiador e de oposição (25), deficiência intelectual (38) e mais 86 alunos com Transtornos de Habilidades Escolares, Transtorno não Especificado do desenvolvimento da fala ou da linguagem, microcefalia e Síndrome de Down.
DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar transversal a todos os níveis, anos de escolaridade e modalidades de ensino oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para estudantes com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades (Superdotação).
› FONTE: Agecom