Procon/MS se reúne com Febraban e cobra melhoria no atendimento ao cliente
Publicado em 01/07/2019
Editoria: Região
Visando encaminhar soluções para problemas recorrentes no relacionamento dos bancos com consumidores, foi realizada reunião, por iniciativa da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e das principais organizações bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
Durante o encontro, na sede do Procon Estadual, o assunto principal foi a necessidade da rede bancária se estruturar no sentido de cumprir as legislações municipal e estadual, suprimindo espera excessiva dos clientes (consumidores) quando necessitam se dirigir às agências a procura de solução para suas demandas. Os clientes reclamam que muitas vezes perdem muito tempo para o simples saque de valores ou troca de cheques e com isso perdem boa parte do seu dia.
Em relação ao problema o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, afirmou ser necessário haver equilíbrio na relação de consumo e que “a fila de espera é angustiante. As agências demonstram estarem despreparadas e é inconcebível que, mesmo tendo lucros exorbitantes, os bancos não consigam se organizar para melhorar o atendimento pelo menos no período em que o fluxo de clientes às agências é sensivelmente maior”.
O superintendente entende que se trata de um problema de fácil solução desde que haja vontade e os responsáveis pelos bancos se empenhem em criar mecanismos para evitar o excesso de filas. Uma das possibilidades levantadas foi a das instituições bancárias mobilizarem um contingente maior de funcionários nesse período de maior fluxo de clientes.
Outro tópico levado à discussão diz respeito a alta incidência de empréstimos consignados nas contas dos consumidores (principalmente aposentados) sem que estes tenham solicitado ou autorizado por meio de assinatura de contratos com empresas que se apresentam como prepostos de bancos no sentido de facilitar o acesso das pessoas aos valores. Muitas vezes o cliente só toma conhecimento ao verificar débitos em suas contas.
Por meio de exposição apresentada, o representante da Febraban, Evandro Liliane, procurou demonstrar providências que vêm sendo buscadas em nível macro e que, por consequência, poderá beneficiar o cliente que na verdade é o consumidor final dos serviços prestados pela rede bancária em nível de Brasil.
Além do superintendente do Procon/MS participaram do encontro Evandro Liliane (pela Febraban), Flavia Amaral, Willian Wenceslau e Orlei Batista (Banco do Brasil), Marcelo Machado e Leandro Tanaka (Caixa), Fúlvio Lopes (Bradesco) e os integrantes da Assessoria Jurídica do Procon Estadual, advogados Patrícia Mara da Silva, Erivaldo Pereira e Eliete Maria Joeire.
› FONTE: Procon/MS