Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governo de MS lança programa para combater racismo e promover igualdade racial

Publicado em 04/04/2025 Editoria: Cidade



A iniciativa foi publicada no Diário Oficial, e dispõe de uma série de diretrizes voltadas à igualdade racial

 

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial, a criação do Programa MS Sem Racismo, que tem como objetivo prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e outras formas de intolerância em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa será desenvolvida por meio da articulação em rede com órgãos e entidades públicas do Estado, além de segmentos sociais comprometidos com a promoção da igualdade racial. O texto publicado no Diário Oficial destaca que o programa incentivará a adesão dos municípios sul-mato-grossenses ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, para que atuem seguindo as mesmas diretrizes.

Entre as finalidades do "MS Sem Racismo" estão a promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todas as populações étnico-raciais; a formulação e articulação de políticas públicas; além da criação de estratégias intersetoriais para sensibilizar a sociedade e incentivar o respeito à diversidade étnico-racial. Também estão previstas ações para conscientizar a população sobre a importância da equidade racial, valorização da diversidade cultural e fortalecimento do protagonismo de grupos historicamente discriminados.

O programa ainda pretende estimular órgãos públicos e instituições privadas a adotarem práticas antirracistas, além de ampliar o acesso igualitário às políticas públicas para a população negra e outros grupos étnico-raciais.

Outra diretriz do programa é o combate a estereótipos, preconceitos e discriminações contra quilombolas, ciganos, povos de terreiros, comunidades de matriz africana e demais grupos vulneráveis.

As ações serão acompanhadas pelo fortalecimento e implementação de uma educação antirracista, conforme estabelecido no artigo 26-A da Lei Federal n° 9.394, que trata dos currículos da educação infantil, fundamental e do ensino médio. A medida prevê conteúdos voltados para a diversidade cultural e características regionais e locais da sociedade.

Além disso, será criado um Comitê Estadual Gestor para avaliar e acompanhar as ações do programa. O grupo será composto por representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades ligadas à promoção da igualdade racial, sem remuneração pelo trabalho.



› FONTE: Campo Grande News