Ontem, sexta-feira (04), representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande estiveram no Senac Hub Academy para conhecer de perto o progresso da solução tecnológica em desenvolvimento pela equipe vencedora do hackathon “Senac Decola”, realizado em novembro de 2024.
A iniciativa visa otimizar o atendimento do SAMU por meio de um sistema mais ágil e eficiente. O projeto segue um plano de trabalho estruturado, que inclui o levantamento de necessidades, a construção e o refinamento do protótipo funcional. A previsão é de que o sistema seja entregue ainda este ano, proporcionando uma solução moderna para um serviço essencial à população.
Nilson Narezi, consultor de saúde do Senac, também destacou a relevância do projeto: “Esse novo sistema trará agilidade ao atendimento. O SAMU também está muito satisfeito, pois o sistema antigo estava defasado e fora das conformidades. O Senac, junto com a equipe vencedora, está conseguindo corrigir essas falhas. Esperamos que esse projeto tenha um grande impacto social e que seja entregue até o fim do ano”, diz.
Durante a visita, os representantes da SESAU destacaram os principais desafios enfrentados pelo SAMU atualmente, incluindo a necessidade de sistemas mais dinâmicos para reduzir o tempo de resposta em emergências. O serviço recebe aproximadamente 650 chamadas diárias e conta com 10 ambulâncias de suporte básico e 4 de suporte avançado. Um sistema atualizado e eficiente pode melhorar significativamente a qualidade e rapidez do atendimento, impactando diretamente a vida dos pacientes.
A coordenadora do SAMU regional de Campo Grande, Isabella de Mendonça, enfatizou a importância da iniciativa: “Nós estamos muito agradecidos, em primeiro lugar, com essa parceria que a gente fez junto com o Senac. Está sendo algo maravilhoso para a gente como serviço de urgência, porque é uma dificuldade muito grande o sistema atual que nós temos para garantir um atendimento de qualidade. O impacto que o novo sistema vai trazer para a população é muito grande, melhorando o nosso processo de trabalho não só para a população, mas também para os nossos servidores do SAMU. A dinâmica vai ficar muito mais ágil, permitindo que atendamos a população de forma mais eficiente”, afirma a médica.
Os estudantes de Tecnologia da Informação (TI) Eduardo Cavalcante e Guilherme Martins, que fazem parte da equipe vencedora, também compartilharam suas experiências. “Agora estamos na fase de pré-incubação, desenvolvendo e estruturando o projeto para a próxima etapa. Esse período nos permite refinar funcionalidades e preparar protótipos mais robustos. Desde o hackathon, identificamos diversos desafios enfrentados pelo SAMU e buscamos criar soluções que tornem o atendimento mais ágil e eficaz. Participar desse projeto é uma experiência única, pois sabemos que ele pode impactar positivamente muitas vidas.”
Com a continuidade do projeto e o engajamento dos participantes, a expectativa é que a nova solução para o SAMU de Campo Grande traga melhorias significativas ao atendimento de emergência, promovendo mais eficiência e segurança para a população.
Hackathon “Senac Decola” - O hackathon “Senac Decola” reuniu equipes em uma maratona de três dias de desafios para que propusessem a melhor solução para o SAMU. Com o suporte do Senac Hub Academy e de especialistas da área, a equipe vencedora agora trabalha na fase de desenvolvimento e refinamento da solução, que será apresentada à Prefeitura Municipal de Campo Grande para avaliação e possível implementação. A Fecomércio e o Senac são os realizadores do Senac Decola, que nesta edição contou com o apoio do Ecossistema de Inovação de Campo Grande.
› FONTE: Infinito Comunica