A previsão indica acumulados significativos de precipitação, podendo ultrapassar 50 milímetros em 24 horas
O tempo permanece instável neste domingo (27), com previsão de muitas nuvens e poucas aberturas de sol em grande parte de Mato Grosso do Sul. A atenção se volta especialmente para a metade sul, onde são esperadas chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
A previsão indica acumulados significativos de precipitação, podendo ultrapassar 50 milímetros em 24 horas entre hoje e amanhã. As chuvas intensas preocupam, sobretudo porque algumas regiões do Estado já registraram altos volumes nos últimos dias, aumentando o risco de alagamentos e transtornos.
O cenário meteorológico é resultado da combinação de fatores como o intenso transporte de umidade da Amazônia, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o norte da Argentina e o Paraguai, além de um cavado em médios níveis da atmosfera. A formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria no litoral da região Sul do Brasil reforça ainda mais as instabilidades.
A condição de tempo instável deve se manter até segunda-feira, prolongando a possibilidade de chuvas fortes. Já na terça e quarta-feira, a tendência é de mudança no padrão: com o avanço de uma massa de ar frio na retaguarda da frente fria, espera-se queda nas temperaturas, principalmente na metade sul do Estado, onde os termômetros poderão registrar mínimas entre 12°C e 14°C.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) As temperaturas devem variar conforme a região. No sul, cone-sul e grande Dourados, as mínimas ficarão entre 18°C e 21°C, enquanto as máximas devem atingir entre 26°C e 28°C. Nas regiões sudoeste e pantaneira, os termômetros devem marcar mínimas entre 23°C e 25°C e máximas variando de 27°C a 33°C. Já no bolsão, leste e norte do Estado, as mínimas previstas ficam entre 21°C e 23°C, com máximas entre 28°C e 31°C. Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre mínimas de 22°C e 23°C e máximas de 25°C a 28°C.
Além das variações de temperatura, os ventos também merecem atenção. Eles devem soprar de forma variável, atuando principalmente entre os quadrantes leste e norte, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas mais fortes, ultrapassando os 60 km/h, o que exige cautela da população, especialmente em áreas mais abertas e de vegetação.
› FONTE: Cqmpo Grande News