No último sábado, 26, na Subprefeitura de Taunay foi realizada uma oficina gratuita de produção de abanico (Keviti, em terena), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Ministrada pela professora e artesã Maria Alexandra da Silva, a oficina capacitou os 15 participantes na confecção de abanicos, peças artesanais que carregam valor cultural e comercial.
A oficina ensinou desde o preparo dos materiais naturais até a confecção dos abanicos. Os participantes aprenderam a selecionar e trabalhar com fibras vegetais, técnicas de trançado e montagem, além de conhecer o significado dos desenhos e formatos utilizados pelas comunidades indígenas.
A oficina, além de promover a preservação cultural, também abriu novas oportunidades para geração de renda extra para os participantes, pois os abanicos são itens muito procurados pelos turistas que visitam Aquidauana.
Conforme informou o coordenador da Subprefeitura, Tião Melo, "a oficina foi muito produtiva e realizada com intuito de fortalecimento de vínculos, além da valorização e resgate da cultura e história dos Povos Indígenas".
› FONTE: AGECOM