Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana sedia Oficina Integrada de Saberes em Arboviroses e Territórios Tradicionais

Publicado em 09/05/2025 Editoria: Saúde


Nos dias 7 e 8 de maio, Aquidauana sediou a Oficina Integrada de Saberes em Arboviroses e Territórios Tradicionais, tendo como público-alvo médicos e enfermeiros dos Polos Indígenas.

Com o objetivo de fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS), a Vigilância em Saúde e Integração do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), o evento abordou os desafios e oportunidades no enfrentamento das arboviroses (como dengue, zika e chikungunya), além de discutir estratégias específicas para os territórios tradicionais e comunidades indígenas.

Participaram os profissionais dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Ladário e Miranda. Durante a oficina, foram discutidos os manejos clínicos recomendados, estratégias de triagem e conduta, além da importância da notificação oportuna e da vigilância ativa. A capacitação contínua e o treinamento adequado das equipes são fundamentais para garantir um atendimento rápido e eficiente, evitando o agravamento dos casos e, principalmente, prevenindo óbitos.

“Esta oficina tem como foco principal apresentar os fluxos vigentes, discutir os números epidemiológicos do nosso território e alinhar estratégias com os profissionais. A integração dessas equipes é fundamental para salvar vidas e proteger nossas comunidades mais vulneráveis. Agradeço o empenho de cada profissional presente. Contem com o nosso apoio, e nosso compromisso com a saúde indígena”, pontuou a secretária de Saúde e Saneamento de Aquidauana – Sandra Calonga, na abertura da oficina.

No dia 07 (terça), os profissionais compartilharam experiências locais e estratégias laboratoriais como o projeto Ovitrampas, além do manejo clínico de doenças como dengue e influenza.

A oficina iniciou com apresentação sobre os trabalhos pela coordenadora da APS Estadual - Karine Cavalcante, pelo apoio focal do Ministério da Saúde – Amanda Kellen, pela coordenadora do DSEI-MS – Suelen Kemp, e pelo apoiador do COSEMS-MS – Halex Mairton.

A oficina também contou com apresentações das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) – pela enfermeira Daniele Ferreira, com painel de Integração APS e Vigilância: Desafios e Oportunidades, apresentado por Karine Cavalcante (SAPS/SES-MS), com mesa técnica sobre o Cenário Epidemiológico das Arboviroses em MS, apresentado por Jéssica Klenner, da Vigilância Epidemiológica – SES-MS.

Já a facilitadora – Suelen Kemp do DSEI-MS, falou sobre a Saúde Indígena na APS: Reconhecendo o Distrito Sanitário Especial Indígenas – MS. A oficina também teve experiências locais e manejos clínicos com mesa de discussão, composta pela farmacêutica bioquímica – Gislene Lichs, pelo supervisor da Coordenadoria de Controle de Vetores – Waldemar Celestino, pela biomédica do Laboratório Municipal de Aquidauana – Elisa Mara de Jesus.

O painel de manejo clinico da dengue e influenza foi conduzido por Joseane Recalde do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena - (CIEVS – DSEI-MS) e apresentado pela médica infectologista – Dra. Andyane Tetila.

Já no dia 8 de maio, a programação foi voltada à construção coletiva de um Plano Regional Integrado. A facilitadora Amanda Kellen, do Ministério da Saúde, conduziu os trabalhos do segundo dia, encerrando com direcionamentos finais e pactuações entre os diferentes níveis de gestão e atenção.



› FONTE: AGECOM