Aquidauana sediou ontem, quinta-feira (08), curso sobre a cultura da mandioca com o tema: Manejo Integrado de Pragas e Sistemas de Produção da Mandioca- Novas Cultivares.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Aquidauana e foi destinado para produtores de mandioca de Aquidauana e Anastácio, estudantes, professores, comunidade indígenas, quilombos e para assentados rurais.
A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção, deu o apoio logístico para a capacitação e mobilizou os produtores do município, zona rural, aldeias e assentamentos para participarem.
O secretário de Produção Cipriano Mendes, que participou do evento, falou em nome do Executivo e destacou a importância da iniciativa para o município.
“Estas iniciativas são importantes para os produtores da nossa região, trazem informações, novas tecnologias e qualificam nossos produtores. No que for de competência do Executivo seremos parceiros para que tenhamos um aumento da produção da mandioca. Nossa secretaria já atua em diversas frentes de trabalho junto com nossos produtores, fortalecendo a produção de diversas culturas no município”, afirmou o secretário de Produção, Cipriano Mendes.
Estiverem presentes no curso, o chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste - Auro Akio Otsubo, Simone Rodrigues Pereira Correa - coordenadora técnica municipal da Agraer de Aquidauana, Tainara Ferreira da Silva Terena - representante da Coopaer, cacique da aldeia Lagoinha - Levison Vicente, vereador de Aquidauana - Fred Frank e produtores dos assentamentos Indaiás (Aquidauana), Monjolinho (Anastácio), Boa Esperança (Nioaque), quilombolas e produtores das comunidades indígenas de Aquidauana.
As atividades no curso buscam proporcionar aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre as mais recentes tecnologias, cultivares e estratégias de manejo para a produção de mandioca. Esta iniciativa conjunta demonstra o esforço da Embrapa Agropecuária Oeste em promover o desenvolvimento da cultura da mandioca de forma sustentável e inclusiva em diversas comunidades do Mato Grosso do Sul.
A programação do curso teve as seguintes palestras: Cultivares de Mandioca e seu Manejo - Palestrante: Marco A. Sedrez Rangel, engenheiro agrônomo da Embrapa especialista em Mandioca e Fruticultura e MAPA; Manejo Integrado de Pragas de Mandioca - palestrante Rudiney Ringenberg, engenheiro agrônomo e pesquisador em Entomologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Mandioca e Fruticultura, Agraer, Seaf, Semadesc, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério de Povos Indígenas, Ministério da Agricultura e Pecuária. As palestras e cursos contam com apresentações do Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, e dos pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura: Rudiney Ringenberg e Marco Antônio Sedrez Rangel. Apoio Prefeitura de Aquidauana, Câmara Municipal de Aquidauana e Prefeitura de Anastácio.
› FONTE: AGECOM