O prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, empossou nesta quinta-feira, 15, o novo secretário de Cultura e Turismo - Pedro Henrique Mendes Fialho (Pepeu Fialho).
A cerimônia de posse foi realizada no auditório da SEMED e contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico acompanhado da primeira-dama – Vera Lucia Batista, o vice-prefeito – Dr. Murilo Acosta, dos vereadores - Éverton Romero (presidente), Renato Bossay, Juraci Jesus, Sargento Cruz, Marquinhos Taxista, Genivaldo Montana, Ana Saravy e Valter Neves, secretários municipais, servidores, autoridades civis, representantes do trade turístico e convidados.
Em seu discurso, o prefeito Mauro do Atlântico ressaltou a importância da pasta de Cultura e Turismo para o fortalecimento da administração municipal e o crescimento da cidade e, também, deu boas-vindas ao novo secretário Pedro Henrique Mendes Fialho.
“A cultura e o turismo são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Aquidauana. A gestão dessas áreas tem o poder de valorizar nosso patrimônio, nossas tradições e atrair visitantes. Desejo um excelente trabalho e que juntos possamos construir uma Aquidauana mais eficiente e comprometida com o futuro. Agradeço a parceria e dedicação do Saliba, que fez um grande trabalho ao longo desses anos na secretaria”, afirmou o prefeito Mauro.
Durante a cerimônia, o vereador Renato Bossay, representando o Legislativo de Aquidauana, elogiou a escolha do novo secretário. “Pepeu chega com experiência e conhecimento técnico. Que essa nova fase seja marcada por ações e tenho certeza que você fará um grande trabalho pela nossa cidade. Pode contar com a Câmara Municipal”, afirmou o vereador Renato.
“Acreditamos no potencial do novo secretário, o Pepeu, que chega com energia e preparo. É hora de trabalhar em conjunto por uma Aquidauana mais forte e valorizada”, disse o vereador Genivaldo Montana, líder do prefeito no Legislativo.
Em sua fala, o novo secretário – Pepeu Fialho, agradeceu a confiança da gestão em escolher seu nome e se comprometeu a trabalhar para fortalecer a identidade cultural e impulsionar o turismo, promovendo a diversidade e as riquezas naturais que Aquidauana oferece.
“Temos muito potencial na nossa cidade e muito trabalho pela frente. Temos que focar no turismo, desenvolver projetos, políticas públicas que vão atender as pessoas que trabalham diariamente com o turismo e com a cultura. Temos que fomentar a economia, dar assistência para os artesãos, artistas plásticos, entre outros produtores culturais. Contem comigo, com uma equipe competente e empenhada”, disse o secretário Pepeu Fialho.
CURRÍCULO - Pedro Henrique Mendes Fialho, 41 anos, é graduado em Turismo pela UNIDERP e em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Campus Aquidauana. Também é formado pela escola política RENOVA-BR e pós-graduando em marketing pela Universidade Anhanguera. Atuou como empresário no setor turístico por 15 anos, com passagem em empresa do segmento em Orlando, Flórida (EUA), além de ser produtor rural e empresário.
Sanção da Lei Ordinária nº 2.983/2025
Após a posse do novo secretário, o prefeito Mauro do Atlântico sancionou a Lei Ordinária nº 2.983/2025, que institui o Cultura Viva – Sistema Municipal de Incentivo e Desenvolvimento das Ações de Cultura, Educação e Cidadania, de autoria do vereador Renato Bossay e aprovada por todos os demais vereadores.
A referida Lei estabelece diretrizes para garantir os direitos culturais dos cidadãos aquidauanenses, promover o acesso à produção artística, valorizar a diversidade cultural e fomentar iniciativas locais.
A nova legislação garante o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos Aquidauanenses, dispondo-lhes os meios e insumos necessários para produzir, gerir e difundir iniciativas culturais; estimular o protagonismo social na elaboração e na gestão das políticas públicas; promover uma gestão pública compartilhada e participativa, amparada em mecanismos democráticos de interlocução com a sociedade civil.
A lei também amplia e garante acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural; Consolidar os princípios da participação social nas políticas culturais; Garantir o respeito à cultura como direito de cidadania, à diversidade cultural como expressão simbólica e como atividade econômica; Estimular iniciativas culturais já existentes, através da transferência de recursos da Secretaria Municipal de Cultura de Aquidauana para os beneficiários designados por meio desta lei; Promover o acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural; entre outros.
› FONTE: AGECOM