Ao todo, 8.803 vítimas de acidentes de trânsito deram entrada no pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande, de janeiro a abril deste ano
O mês de maio chega com um alerta urgente para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de Campo Grande (MS). A campanha Maio Amarelo 2025 reforça a importância da segurança no trânsito em um momento crítico para a cidade, que registra índices preocupantes de acidentes e atendimentos hospitalares decorrentes da imprudência nas vias.
Ao todo, 8.803 vítimas de acidentes de trânsito deram entrada no pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande, de janeiro a abril deste ano. As colisões envolvendo motos e carros totalizaram 393 ocorrências, enquanto os acidentes entre duas motocicletas somaram 79 casos.
O retrospecto de 2024 também acende um alerta: ao longo do ano passado, foram contabilizados 33.335 acidentes no município. Entre as principais causas de atendimentos hospitalares estavam as colisões entre carros e motos, que somaram 1.927 registros, e os acidentes entre motocicletas, que totalizaram 397 casos.
De acordo com o médico emergencista da instituição, Dr. Rodrigo Quadros, cada atendimento realizado representa um impacto importante para o paciente e seus familiares, mas também uma sobrecarga para o sistema de saúde. “Acidentes graves podem resultar em morte, ou internações prolongadas, cirurgias complexas e até sequelas irreversíveis. Por isso, reforçamos a importância da conscientização de todos os envolvidos no trânsito, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Todos os pacientes que nós atendemos e que podem conversar sempre falam que nunca imaginavam sofrer um acidente. Então, provavelmente, você também pensa assim, mas um dia pode ser a sua vez. A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias. Pequenas mudanças de comportamento, como não dirigir sob efeito de álcool, respeitar os limites de velocidade e manter a distância segura dos demais veículos, podem salvar vidas", reforça o médico emergencista.
Por isso, o Maio Amarelo vem para estimular práticas mais seguras nas ruas e avenidas, com foco na redução do número de vítimas. As ações incluem campanhas educativas, palestras e abordagens direcionadas a motoristas e motociclistas, enfatizando a necessidade de respeito às leis de trânsito, uso de equipamentos de segurança e atenção redobrada nas vias urbanas.
Além disso, lembrar que pequenas atitudes podem salvar vidas, desde a obediência às regras de circulação até o respeito ao próximo.
A população é convidada a refletir sobre suas práticas no trânsito e a contribuir para um cenário mais seguro e humanizado.
› FONTE: Santa Casa de Campo Grande