Teve início nesta semana a montagem da nova torre de vídeo no Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, em Aquidauana. O equipamento, inédito na unidade, representa um marco importante na modernização da estrutura hospitalar e será utilizado em procedimentos cirúrgicos por vídeo nas áreas ortopédica e geral.
Segundo o diretor do hospital, Joacir Gomes, a instalação é realizada de forma técnica e minuciosa, pelos técnicos da empresa especializada nesse equipamento. A equipe de enfermagem que auxiliará nas cirurgias por vídeo, nos próximos dias, passarão por treinamento especializado para uso desse novo equipamento. “Também serão adquiridos itens complementares para adequação total do equipamento, possibilitando que a torre entre em operação com toda a segurança e eficiência”, explicou o direto Joacir.
A torre de vídeo faz parte do pacote de investimentos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, para fortalecer e modernizar a rede pública hospitalar e foi destinada para Aquidauana atendendo a um pedido da Administração Municipal. Ela foi viabilizada com apoio da Secretaria de Estado de Saúde e de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende.
O investimento total na torre de vídeo foi de R$ 294.803,29. Além disso, foram entregues R$ 26.676,00 em pinças e cânulas cirúrgicas de última geração, ampliando a capacidade e qualidade dos procedimentos realizados na unidade.
O prefeito Mauro do Atlântico, que acompanhou a entrega dos equipamentos ao lado da secretária municipal de Saúde, Sandra Calonga, do diretor Joacir Gomes e da equipe técnica do hospital, destacou o avanço representado pela chegada da nova torre: “Esse é um avanço significativo para o nosso hospital, para a equipe médica e para todos os moradores da região. Com essa tecnologia, será possível proporcionar um atendimento mais moderno, humanizado e eficiente. Agradeço ao Governo do Estado, deputado Geraldo Resende e à Secretaria de Estado de Saúde por olharem com atenção e atenderem essa demanda do nosso hospital.”
A secretária de Saúde e Saneamento, Sandra Calonga, também celebrou a conquista. “Esse equipamento coloca o nosso hospital em outro patamar. A cirurgia por vídeo traz mais segurança, menos dor e uma recuperação muito mais rápida para o paciente. É mais qualidade de vida para quem precisa do SUS e mais eficiência para toda a equipe de saúde”, explicou a secretária Sandra.
A nova torre de vídeo deve entrar em funcionamento em breve, após finalização da instalação e treinamentos, consolidando mais um passo importante rumo a prestação de atendimentos de saúde com auxílio da tecnologia e com mais resolutividade em Aquidauana.
› FONTE: AGECOM