Em uma importante ação voltada à valorização da Saúde Mental na Atenção Primária, Aquidauana sediou ontem, 11, o Projeto Saúde e Bem Viver – Cuidado Integral para a Saúde Mental, na Câmara Municipal de Aquidauana.
O Projeto é uma iniciativa desenvolvida pela Fiocruz, por meio do ObservaPICS, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Escola de Saúde Pública-MS, e conta com o apoio essencial dos gestores municipais e profissionais do SUS.
O projeto tem como objetivo qualificar o cuidado em saúde mental, a partir de formações, diagnóstico das demandas locais e implementação de práticas integrativas e complementares em saúde (PICS).
Participaram do evento, a secretária de Saúde e Saneamento - Sandra Calonga, o presidente do Conselho de Saúde - Héverton Bastos, Patrícia Mecatti Domingos - Referência no Estado das práticas integrativas e complementares em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de MS, a coordenadora pedagógica do curso Saúde e Bem-Viver da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul - Maria de Lourdes Oshiro, e os tutores Nathan Aratani e Daniele Ferreira de Souza.
Durante o evento, foram realizadas 12 apresentações dos profissionais que participaram do curso, dos municípios de Aquidauana, Miranda e Bodoquena.
O curso contou com o Compartilhamento de Experiências de Intervenção do Curso, onde os profissionais da saúde, apresentaram e compartilharam experiências de intervenção desenvolvidas ao longo da formação.
Dos 12 trabalhos apresentados, dois serão selecionados para representar os municípios na Mostra Estadual, que será realizada em Campo Grande.
O evento contou com participação virtual de Flávia Reis, da Fiocruz de Recife, que falou sobre os fundamentos e objetivos do programa Saúde e Bem Viver – Cuidado Integral para a Saúde Mental, destacando a importância da construção coletiva e da formação dos profissionais da saúde.
Em seguida, Patrícia Mecatti Domingos e Maria de Lourdes Oshiro, falaram sobre reflexões da presença do curso no estado e os impactos da formação para os profissionais da atenção primária.
Além disso, o evento contou com a apresentação de musicoterapia com o professor Maurício Oliveira, que proporcionou um momento de sensibilidade e conexão por meio da música, reforçando o papel das práticas integrativas no cuidado da saúde mental e no bem-estar dos profissionais e da comunidade.
A secretária de Saúde e Saneamento - Sandra Calonga, destacou a importância do fortalecimento de iniciativas que promovam o bem-estar de forma integral e humanizada.
“Esse projeto vem somar com o trabalho já desenvolvido em nossa rede, trazendo novas perspectivas, ferramentas e, principalmente, acolhimento a quem cuida e a quem é cuidado”, afirmou a secretária.
Representando a Secretaria de Estado de Saúde de MS, Patrícia Mecatti Domingos, referência estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reforçou a relevância do projeto.
“É gratificante ver o quanto os profissionais estão comprometidos com o cuidado integral, trazendo as PICS como ferramentas reais e eficazes no acolhimento das pessoas em seus territórios. Acreditamos que promover o bem viver é também reconhecer a potência que existe em cada trabalhador do SUS”, disse Patrícia.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana - Héverton Bastos, também destacou a importância da iniciativa.
“O projeto vem como uma resposta às necessidades da população e aos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde. É um passo importante na construção de um SUS mais humano, que cuida de forma integral e respeitosa”, concluiu Bastos.
› FONTE: Agecom