A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU), está promovendo a ampliação do acesso aos serviços de saúde mental no município, com o novo horário estendido de funcionamento das unidades especializadas, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
O Centro Especializado em Saúde Mental Drª. Solange Arima Pellegrino passou a operar com horário ampliado até às 19h, para melhor atender os pacientes com transtornos mentais moderados. A unidade está localizada na Rua Estevão Alves Corrêa, no Bairro Alto, no antigo prédio da Casa dos Bons Serviços.
O atendimento no Centro Especializado em Saúde Mental é realizado mediante encaminhamento das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), promovendo um cuidado contínuo e integrado com a rede de atenção básica.
Paralelamente, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Aquidauana também está com novo horário de atendimento, das 7h às 19h, reforçando o compromisso com o acolhimento humanizado e a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde mental. A unidade funciona na Rua Giovani Toscano de Brito, nº 2.367, no Bairro Santa Terezinha (antigo CMEI Leonor Garcia).
O CAPS é responsável pelo atendimento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, oferecendo suporte psicossocial e serviços de reabilitação. A unidade conta com uma equipe multiprofissional, formada por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, nutrição, enfermagem, medicina, psiquiatria, educação física, farmácia (Programa Dose Certa) e terapia ocupacional com enfoque em artesanato e economia solidária.
Além dos atendimentos realizados nas unidades, o CAPS também atua com visitas domiciliares, acompanhamento hospitalar e ações de matriciamento junto às equipes de saúde, garantindo uma assistência integral, humanizada e de qualidade.
Com a ampliação do horário de funcionamento dessas duas unidades especializadas em Saúde Mental, a Administração Municipal busca oferecer mais oportunidades para que pacientes e familiares tenham acesso ao apoio necessário, inclusive fora do horário comercial ou até mesmo horário escolar, no caso dos pacientes que são estudantes.
› FONTE: Agecom