Bebê de 1 anos morreu por asfixia mecânica acidental no Nova Aquidauana
Publicado em 16/07/2025
Editoria: Polícia
BPM presta apoio em ocorrência de morte por asfixia em bairro de Aquidauana
Na madrugada de terça-feira (15), uma equipe do 7º BPM foi acionada via COPOM para prestar apoio em uma situação de emergência envolvendo uma criança em parada respiratória no bairro Nova Aquidauana.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram familiares aguardando socorro e imediatamente conduziram a criança, de aproximadamente 1 ano de idade, até a Unidade de Emergência.
Durante o trajeto, foi constatado que a vítima já não apresentava sinais vitais. A equipe médica realizou manobras de reanimação, porém sem êxito. Após cerca de uma hora o óbito foi confirmado.
Segundo relatos colhidos no local, a criança teria sido encontrada sem respirar. A causa da morte foi registrada como indeterminada, com indícios de asfixia extrínseca.
Fato
De acordo com informações apuradas, um familiar percebeu, durante a madrugada, que a criança estava com os lábios roxos e sem sinais vitais.
A mãe da criança dormia com o braço sobre o rosto do bebê. O parente alertou a avó da criança, que imediatamente acordou a filha.
Ao perceber que o bebê não respondia aos estímulos, a família acionou a Polícia Militar, que levou a criança às pressas para o hospital. O óbito foi confirmado pela equipe médica de plantão.
Em depoimento à polícia, a mãe relatou que havia consumido três latas de cerveja na noite anterior e, após sentir sono, deitou-se ao lado do filho.
Ela disse não se lembrar do que aconteceu durante a noite e foi acordada pela própria mãe.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana.