Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Qualificação do cuidado em saúde mental tem início em Aquidauana

Publicado em 13/08/2025 Editoria: Saúde


A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), aderiu ao Projeto “Nós na Rede”, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, voltada à formação e qualificação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Na manhã desta terça-feira, 12, aconteceu a primeira aula do Projeto. O município de Aquidauana é um dos polos do projeto, recebendo 30 profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.

Além de oferecer qualificação técnica, o projeto "Nós na Rede" também tem como objetivo reforçar o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), promovendo um trabalho mais integrado, humano e eficaz dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A aula inicial contou com a presença da secretária de Saúde e Saneamento - Sandra Calonga, que destacou a importância do projeto para o fortalecimento das políticas públicas de saúde mental no município e deu as boas-vindas aos participantes.

“Quero dar as boas-vindas a todos e todas. Capacitar nossas equipes é fundamental para garantirmos um cuidado mais humano, qualificado e resolutivo à nossa população. Este projeto vem ao encontro das necessidades da nossa rede”, afirmou a secretária.

Com carga horária total de 120 horas (sendo 90h a distância e 30h presenciais), o curso será realizado na modalidade híbrida, com duração de cinco meses e terá como tutor local o psicólogo Everton Constantino.

“Este curso é uma oportunidade para repensarmos o cuidado e fortalecermos as práticas de saúde mental com base na escuta, no acolhimento e na corresponsabilidade”, destacou o tutor Everton Constantino.

Também participou do evento de abertura a coordenadora da Atenção Básica - Janaína Estela Melgarejo, que destacou a importância da integração entre os níveis de atenção à saúde e desejou bom curso a todos.

“A atenção básica é porta de entrada do SUS e precisa estar preparada para acolher as demandas em saúde mental. Iniciativas como essa fortalecem o trabalho em rede e a articulação com os CAPS. Desejo um bom curso e aproveitem”, finalizou Janaína.

 



› FONTE: Agecom