A trajetória do grupo musical aquidauanense “Os Brincalhões”, que marcou época nos anos 1960 e ajudou a escrever um capítulo importante da música local, voltou a brilhar em grande estilo. Formado por Nico, Pepeta, Béco, Luizinho, Brás e Zé Estevão, o conjunto surgiu durante o movimento da Jovem Guarda e conquistou destaque no então Mato Grosso uno e em São Paulo, participando de programas de televisão e inspirando gerações de artistas.
Na noite de ontem, 11, essa história ganhou novo fôlego com a pré-estreia do documentário Os Brincalhões – revelação aquidauanense. O evento, realizado no Cine Atlântico, reuniu familiares dos músicos, representantes da música e da cultura local, autoridades e público em geral.
O documentário, com 45 minutos divididos em 10 mini capítulos, é resultado de um trabalho conjunto do professor, videomaker e músico Alex Sandro Bambil de Lima, e do turismólogo, músico, compositor, poeta e cineasta Rangel Castilho. A produção audiovisual foi viabilizada pelo Edital Municipal nº 02/2023 de apoio a projetos audiovisuais, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
Os familiares dos homenageados se emocionaram profundamente durante a exibição, revivendo memórias e histórias que marcaram a trajetória dos músicos. Em 2024, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com recursos da Lei Paulo Gustavo, investiu mais de R$ 438 mil em projetos culturais nas mais diversas formas de expressão artística.
Durante a apresentação, Alex Sandro e Rangel Castilho falaram sobre a emoção de resgatar essa parte da história cultural do município, destacando os desafios de reunir informações e registros, mas também a satisfação de eternizar o legado do grupo.
O prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, participou acompanhado da primeira-dama Vera Lúcia e dos secretários municipais Pepeu Fialho (Cultura e Turismo) e Márcio Albuquerque (Serviços Urbanos e Rurais), integrantes da Academia Sul-mato-grossense de Letras - José Pedro Frazão e Paulo Corrêa, ex-prefeito Fauzi Suleiman e ex-vice-prefeita Selma Suleiman e demais convidados.
O prefeito Mauro do Atlântico parabenizou os produtores pela pesquisa e pela dedicação, destacando que o projeto contribui para que as novas gerações conheçam a relevância de “Os Brincalhões” para a cultura aquidauanense. “A cultura ocupa cada vez mais um lugar de destaque na nossa gestão, e apoiar trabalhos como este é valorizar nossa identidade e memória de Aquidauana”, afirmou o prefeito.
O secretário Pepeu Fialho ressaltou a importância de preservar e divulgar a memória musical de “Os Brincalhões”, reconhecendo o trabalho dos propositores do documentário como fundamental para perpetuar a história do grupo.
Ao final, a direção do documentário agradeceu a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização do filme, reforçando que a história e a música de “Os Brincalhões” seguem vivas no coração da cidade.
› FONTE: Agecom