Aquidauana realiza mutirão de consultas e exames pré-operatórios de catarata
Publicado em 26/08/2025
Editoria: Saúde
Hoje, 26, cerca de 60 pacientes passarão por consultas e exames pré-operatórios de catarata. Os atendimentos foram realizados no consultório móvel da Clínica MS Visão, instalado no Hospital Regional de Aquidauana, visando reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas oftalmológicas e oferecer mais agilidade no cuidado com a saúde ocular da população.
Esta ação é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila, em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz.
O Programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila tem como principal objetivo agilizar o acesso a consultas, exames e cirurgias, promovendo saúde com mais eficiência e humanização.
O vice-prefeito Dr. Murilo Acosta esteve presente durante a ação e destacou a importância da parceria da Administração Municipal com o Estado para trazer esses atendimentos oftalmológicos.
“Essa é uma resposta concreta à população, que aguarda por esse procedimento para voltar a enxergar com qualidade. Essa parceria está garantindo dignidade e saúde aos nossos moradores”, afirmou o vice-prefeito.
A secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga ressaltou o esforço da equipe para garantir que os pacientes fossem atendidos com conforto e eficiência.
“Está sendo feito um trabalho todo cuidadoso para que esses 60 pacientes recebam a atenção que merecem. Estamos felizes em ver esse esforço se traduzir em benefício direto à população”, comentou a secretária.
O diretor administrativo do Hospital Regional – Joacir Gomes, também ressaltou os impactos positivos da ação para o sistema de saúde local.
“Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, essa iniciativa também contribui para desafogar a rede pública. Ao acelerar os pré-operatórios, conseguimos programar as cirurgias com mais eficiência e reduzir a espera por outros procedimentos”, destacou Joacir.