Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana: em debate, o fortalecimento da língua e cultura dos povos originários

Publicado em 09/09/2025 Editoria: Arte e Cultura


Nessa terça-feira (09), Aquidauana sediou uma importante visita e reunião, para tratar da agenda de ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Sul Global.
 
A professora doutora Mara Rute Lima Hercelin, diretora de Projetos do Centro de Altos Estudos de Sustentabilidade e Educação – CAESE/CEAEDO França-Brasil (Cluster de Inovação), com sede em Paris, esteve em Aquidauana e realizou a reunião na sede da Associação Kopenopouti Txané, na Vila Trindade.
 
Estiveram presentes o prefeito Mauro do Atlântico, o vice-prefeito Dr. Murilo Acosta, o vereador Fred Frank, o presidente da associação Txané - Luis Gonçalo, o coordenador pedagógico das escolas indígenas da rede municipal - Prof. Dr. Wanderlei Dias Cardoso, o cacique do contexto urbano Txané - Antonio Mariano, vice cacique Rolim Cândido, pastor Jader Jorge Oliveira e as lideranças: xumanó, Rosemiro Pereira, Janet Lili Azambuja, Anciã Nila Mariano e Alessandra Queiroz.
 
A visita também contou com a participação dos professores doutores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS): Lúcio Flávio Sunakozawa (professor de Direito e integrante do projeto da Rota Bioceânica), Jolimar Schiavo (professor de Agronomia e integrante da Rota Bioceânica), Maria Fernanda Régis (Rede Internacional de Educação e Emergência), e da psicóloga Adriana Sunakozawa, consultora do CAESE.
 
A presença da professora doutora Mara Rute em Aquidauana teve como foco três agendas principais: 1. Associação Txané é signatária da Década da UNESCO para as Línguas Indígenas (2022-2032); A visita buscou reafirmar o compromisso com a defesa da língua materna e cultura dos povos originários, além de firmar novas ações a serem realizadas até 2032. 
 
A segunda agenda em pauta é a construção da Cooperação com a UEMS (professores e acadêmicos) e o projeto Economia Azul, que defende soluções para o desenvolvimento sustentável, o respeito à natureza e o potencial da Rota Bioceânica como instrumento de integração e progresso regional.
 
O terceiro ponto é a visita da professora Mara Rute e sua equipe para conheceram o município, seus recursos naturais e materiais, para avaliar a possibilidade de desenvolvimento de um projeto concreto em Aquidauana, semelhante ao que já é desenvolvido em Paris.
 
Durante o encontro, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância da presença da professora doutora Mara Rute no município e colocou à prefeitura à disposição para parcerias.
 
“Colocamos a administração municipal à disposição do Centro de Estudos e da Associação Txané, para fortalecer os vínculos e trabalhar em conjunto, especialmente com a chegada da Rota Bioceânica”, afirmou o prefeito.
 
O vice-prefeito Dr. Murilo Acosta ressaltou que a visita contribui para consolidar Aquidauana na Rota Bioceânica e reforça a atenção tanto com os povos originários quanto com toda a população.  “Que venham investimentos em áreas que atendam a todos, especialmente, nossos povos originários”, completou.
 
Em suas palavras, a professora Mara Rute afirmou que estar em Aquidauana é um privilégio e reconheceu a força da Associação Txané na defesa da cultura indígena. “Hoje, a Associação é signatária da Década das Línguas Indígenas, e isso é fundamental. Os organismos internacionais vão receber suas reivindicações e apoiar esse projeto de defesa das comunidades indígenas locais”, explicou a pesquisadora e doutora Mara. 
 
Já o vereador Fred Frank considerou o encontro como um momento histórico. “A presença da doutora Mara Rute é fruto do trabalho do nosso povo. A partir de agora, Aquidauana será ainda mais reconhecida internacionalmente, pois ela veio in loco conhecer a nossa cidade, nosso povo e daqui poder coletr dados e informações importantes para levar à UNESCO”, afirmou o vereador.
 
Ao final do evento, autoridades, lideranças indígenas e representantes da Associação Txané foram homenageados com menções honrosas pela direção do Projeto do Centro de Altos Estudos de Sustentabilidade e Educação – em reconhecimento as suas atuações. 
 
A delegação pesquisadora também recebeu certificados da Associação Txané como forma de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido em parceria com a Associação, a UEMS e o Município.
 


› FONTE: Agecom