Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com festival de pesca, Corumbá quer fortalecer campanha pelo pesque e solte

Publicado em 16/09/2025 Editoria: Turismo


Destino lançou o Fipec em SP e vai divulgá-lo em feiras da Bolívia e do Paraguai.
 
 
A sustentabilidade nos rios do Pantanal é o tema central da 4ª edição do Fipec (Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá), que será realizado de 4 a 8 de fevereiro de 2026. A proposta foi apresentada ao trade turístico e parceiros pela Fundtur (Fundação de Turismo do Pantanal), com uma programação voltada à valorização da pesca por lazer e incentivos ao pesque e solte.
 
Um dos principais polos de pesca esportiva do país, a Capital do Pantanal foi pioneira ao adotar a prática de não captura e transporte do pescado, a partir de 2020, culminando com a proibição da pesca do dourado, hoje uma espécie abundante no Rio Paraguai e seus afluentes. Segundo os empresários do setor, mais de 90% dos pescadores que vão ao destino não levam o peixe.
 
 
“Queremos reafirmar, com o festival, o compromisso de continuar nossa luta pela pesca esportiva sem predação, cuja atitude tomada lá atrás, mesmo com as leis vigentes permitindo a captura, trouxe outra realidade para o Pantanal, onde a piscosidade dos rios aumentou”, afirma a empresária Joice Santana, que liderou a campanha denominada “pesque e não leve”.
 
Atualmente, a legislação pesqueira estadual permite a captura e transporte de um exemplar de espécie nativa e cinco piranhas, obedecendo os tamanhos mínimos e máximos, conforme o decreto nº 15.375, de 28 de fevereiro de 2020. A pesca amadora e profissional é fechada nas bacias dos rios Paraguai e Paraná de novembro a fevereiro, período da piracema.
 
Prática consciente - A programação paralela às provas de adultos e infantojuvenil, com workshops, oficinas e atividades culturais, vai abordar a conscientização ambiental, ampliar a discussão do pesque e solte com especialistas e ainda orientar os pescadores sobre a importância da isca artificial e o manuseio correto do peixe ao ser retirado da água, evitando ferimentos e estresse.
 
“O Fipec é um instrumento de sustentabilidade do Pantanal”, afirma Zelinho Carvalho, diretor-presidente da Fundtur Pantanal. “Transforma a pesca esportiva em uma prática consciente, com a adoção do pesque e solte, e convida a população e os turistas para a preservação, movimenta a economia local e reforça a identidade cultural da região em harmonia com o meio ambiente.”
 
Inscrições - O festival foi lançado na Fishing Show Brasil, uma das maiores feiras do setor de pesca esportiva da América Latina, realizada em agosto, em São Paulo. A Fundtur Pantanal fará a divulgação internacional na Feira Internacional de Turismo do Paraguai, em Assunção, de 10 a 12 de outubro, e na Expocruz, que ocorrerá em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), de 19 a 28 de setembro.
 
O festival abrirá as inscrições na primeira semana de janeiro de 2026, com vagas para 300 barcos e 1.200 participantes na prova infantojuvenil. Haverá sorteio de motos, motores e barco. As provas serão realizadas no Rio Paraguai, a partir do porto geral. A prefeitura montará uma mega estrutura na orla, com palco para shows e áreas para expositores e praça de alimentação.
 


› FONTE: Campo Grande News