Homem foi levado por familiares em veículo particular, mas morreu após demora para conseguir atendimento, segundo parentes
Idoso de 69 anos morreu, no início da noite de quarta-feira (15), após sofrer infarto. Segundo a família, ele não recebeu atendimento imediato ao chegar na Santa Casa, o que teria contribuído para a morte. Eles acusam uma funcionária de omissão de socorro.
Segundo o boletim de ocorrência, o paciente foi levado pelos familiares em um carro particular por volta das 17h10 até a Santa Casa, para atendimento de urgência. Ao chegar, os familiares informaram no guichê que ele estava infartando e ressaltaram que o atendimento seria particular.
Ainda assim, conforme relato registrado, a funcionária teria se recusado a realizar o procedimento inicial, alegando que não estavam atendendo em razão da greve dos servidores, mesmo sem haver outros casos no momento.
Devido à negativa, os familiares correram com o paciente até o pronto-socorro da instituição, onde ele chegou a ser atendido. O idoso deu entrada na sala de urgência já em parada cardiorrespiratória.
De acordo com o relatório médico, foram realizados procedimentos de reanimação cardiopulmonar durante aproximadamente 57 minutos. Nos primeiros 10 minutos de parada, foram efetuadas duas desfibrilações, além da administração de 11 ampolas de adrenalina e outros medicamentos para reverter o quadro.
O ritmo cardíaco foi descrito como não chocável e não foi possível avaliar pulso efetivo. Devido à ausência de resposta aos procedimentos, o ciclo de reanimação foi encerrado às 18h31 e o óbito constatado pela equipe médica.
Os familiares relataram ainda que a vítima apresentava histórico clínico de cinco episódios prévios de infarto agudo do miocárdio. A ocorrência foi registrada como omissão de socorro qualificada, já que causou a morte. O caso será apurado pela Polícia Civil.
A reportagem entrou em contato com a Santa casa e questionou sobre o procedimento realizado, no entanto, sem respostas até a publicação da matéria.
› FONTE: TopMidia