Nesta quarta-feira (18), as crianças e adolescentes do projeto Pelotão Esperança participaram de uma atividade educativa e ambiental no quartel do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, em Aquidauana. A ação foi realizada em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
A programação contou com uma palestra ministrada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Humberto Torres e pelo engenheiro florestal da SEMA, Bruno Paiva, destacando a importância da preservação ambiental e da arborização para a qualidade de vida.
Logo após, os alunos participaram de uma oficina prática de plantio de árvores nativas e frutíferas na área do quartel, em frente à sede do projeto Pelotão Esperança. Ao todo, foram disponibilizadas 100 mudas, que foram plantadas com a participação dos jovens de Aquidauana e de Anastácio.
O comandante do 9º BECmb, Tenente-Coronel Hélio Poli, destacou a importância da parceria: "É uma grande satisfação esse projeto no nosso Batalhão e contribuir com a formação delas, não apenas na disciplina e cidadania, mas também na conscientização ambiental. Essas árvores vão crescer junto com eles, marcando esse momento de aprendizado e compromisso com o futuro."
A coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Aquidauana, Elaine Rati, reforçou o papel dos alunos na continuidade do cuidado com as mudas. "O plantio de hoje é apenas o começo. Ao longo dos próximos meses, as crianças terão a missão de cuidar e zelar pelas árvores aqui no Batalhão, regando e acompanhando o crescimento. Essa vivência traz um aprendizado que leva para a vida", explicou a coordenadora.
As crianças foram acompanhadas pela coordenadora Elaine Rati e pelos militares do 9º BECmb, Tenente Sílvio Lopes e Sargento Rocha, responsáveis pela monitoria das atividades.
Encerrando a programação, a SEMA distribuiu mudas nativas, frutíferas e ornamentais para cada criança levar para casa, incentivando o plantio em família e a multiplicação da consciência ambiental.
› FONTE: AGECOM